24 de fevereiro de 2012

Aprendizado, oferta de soluções e investimentos direcionados nas organizações em Marketing

Empresas que encaram investimentos como gastos limitam a criatividade de seus colaboradores com ações que visam bloquear todo e qualquer aprendizado, criando divisões entre as áreas e sendo dominadas pela incompetência extrema, abandonando a melhoria contínua em troca da ignorância plena.
Muitas organizações encaram a ação de investir em um gasto, pois não sabem a direção em que devem ir e saem apenas fazendo, tomando decisões em achismos e proibindo seus colaboradores de pensar, um crime que gera ideias e cria produtos e serviços desejados pelos consumidores.
No entanto há um grupo de empresas que se permite investir, que estuda continuamente seu ambiente interno para fazer o melhor investimento, dando aos seus colaboradores as ferramentas perfeitas e abrindo caminho para que o conhecimento entre e circule por dentro da empresa, e isto é tão raro que são poucas as organizações que se destacam e viram referência em qualquer mercado.
Por isso fica evidente que as condições dadas aos colaboradores influenciam diretamente nos resultados, quando mais fechada a empresa pior o desempenho, pois novas ideias não circulam dentro de suas paredes, umas vez que há uma proibição de estudos e pesquisas, de contato com outras pessoas para trocar informações e aperfeiçoar ideias.
Mesmo assim algumas empresas conseguem mudar suas culturas ao longo do tempo, como se nascessem novamente e formassem suas bases a partir de um planejamento realmente elaborado, onde o conhecimento sustenta a tomada de decisões e deixa evidente que a comunicação interna, e também com os clientes, é fundamental para toda e qualquer ação, tornando o êxito uma constante nas suas mais variadas ações.