18 de fevereiro de 2012

Cenários, aprendizado e desenvolvimento criativo contínuo nas estratégias de Marketing

Executar as ações com competência é um fator decisivo na hora em que as empresas precisam tornar o seu melhor de hoje ultrapassado no dia de amanhã, tendo uma visão além do que facilmente é percebido em números ou no contato com os clientes que formam uma base estável de consumidores já fidelizados, abrindo assim espaço para que os colaboradores exercitem a criatividade e apontem soluções melhores.
Muitas empresas não pensam durante suas vidas, partindo para ações que são reflexo das escolhas de seus concorrentes, o que as faz colocar colaboradores completamente despreparados no comando de áreas ligadas diretamente aos clientes, perdendo desempenho e gerando desconfiança de todos os consumidores.
Este modelo desfocado é muito mais comum do que se imagina, é um estado completamente inerte e que não muda, independentemente do cenário ou mercado em que a organização se encontra naquele momento.
Isto também é fruto de uma cultura onde o compromisso dos colaboradores não é valorizado, há uma completa falta de gestão das ações individuais que influenciam o grupo de colaboradores, e normalmente os piores líderes, se é que podem ser chamados assim, estão no controle, evitando que as equipes produzam.
Também há um outro fator que acaba com a conexão entre as áreas, pois a incompetência é valorizada, não fazer nada significa não errar, e é aí que as empresas perdem as oportunidades de se desenvolver, de criar e fazer a diferença para seus colaboradores e clientes, criando uma cadeia de eventos que gera um desempenho melhor, mais concreto e agressivo, pois a empresa anda para a frente.
Então os resultados colhidos também serão similares ao que a empresa fez, normalmente sendo piores, pelo simples fato de haver concorrentes capacitados e produtos ou serviços melhores, além de contar com colaboradores mais bem preparados e voltados ao atendimento com excelência.
Desta maneira as organizações que optam por transformar seu dia a dia em um aprendizado contínuo ganham em desenvolvimento, na inovação e na geração de empatia com o consumidor, trazendo resultados acima do esperado, tomando decisões assertivas ao criar soluções inovadoras.