6 de fevereiro de 2012

Cultura e práticas de integração e desenvolvimento organizacional em Marketing

Muitas práticas organizacionais são exclusivas, fazendo parte de uma cultura que foi cultivada desde o início das atividades da empresa, que podem levá-la ao êxito ou mantê-la presa a conceitos distorcidos e fora do cenário real do mercado, exigindo indicadores de desempenho sem propósito lógico e baseados em achismos sem fundamentação.
Por mais que muitas empresas relutem em aceitar, o início das atividades é que determinará o destino da empresa, pois tudo o que é feito sobre uma base de conhecimento ampla tem o êxito, e consequentemente o sucesso, dentro do caminho percorrido.
O mais interessante é que as organizações que nascem sem uma pesquisa de mercado ou estudos direcionados às melhores práticas que podem ser aplicadas ao negócio acabam por ter um desaparecimento rápido, não durando muitos anos e tendo a rotatividade de clientes como a constante que a define dentro do mercado.
Então o maior desafio de uma empresa não é exclusivamente se manter no mercado, mas nascer com uma cultura que a permita estabelecer bases que se ampliem dia após dia, analisando as oportunidades e criando condições para que seus colaboradores desempenhem suas tarefas com apreço e precisão, inovando e criando continuamente, para que haja a evolução constante em todos os sentidos.
Mas isto não é o único fator que determinará o sucesso da empresa, pois a cultura dos colaboradores também deve ser muito próxima daquela usada pela organização, e é aí que todas as áreas devem manter o máximo de contato, para alinhar cada vez mais, e com maior precisão, tudo o que é feito diariamente, desde o produzir até chegar ao contato com os consumidores finais, que quando satisfeitos retornam aos pontos de venda e adquirem novamente os seus produtos e serviços.