26 de fevereiro de 2012

Organização, planejamento e conhecimento na criação de projetos dentro da cultura organizacional em Marketing

Analisar um mercado requer inúmeros cuidados, mas a maioria das empresas não leva em consideração um detalhe imprescindível para o êxito, sua própria capacidade em atender aos requisitos colocados em uma ação que supostamente é uma melhoria, criando assim mais dificuldades na execução do que foi programado e trazendo muitas dúvidas durante todo o projeto.
Pensar é uma ação com a qual poucas empresas, e pessoas, lidam diariamente, sem levar em conta o número de informações que são necessárias para se estabelecer uma ação, um planejamento e até mesmo um simples estudo de mercado, pois o foco não é única e exclusivamente a ação em si, mas todas as variáveis que entram em campo.
Então tudo o que é produzido não traz um resultado melhor, pois o básico deixa de ser feito, e a lei do menor esforço para o maior resultado é uma regra imposta pela incompetência, onde os investimentos são mínimos e as pessoas descartáveis, fato corriqueiro nas organizações que não sabem para que servem.
Mesmo assim há um grupo seleto de organizações que viram referência, que são usadas como modelo e tornam possível o desenvolvimento de ideias, soluções e do mercado como um todo, enxergando mais do que um conjunto de dados nas pesquisas e estudos, gerando a oportunidade para que seus colaboradores pensem e tragam experiências diferenciadas ao projeto, além de manter um contato direto entre as pessoas, outro fato raro e que hoje é descartado assim que um novo colaborador adentra o ambiente organizacional.
Isto acontece porque o despreparo é gigantesco, parecendo não haver tempo hábil para se pensar, planejar e agir, entrando em uma correria desenfreada e utópica, onde tudo deve ser consertado durante a execução, deixando de lado todo e qualquer teste e aprendizado.
Desta maneira os resultados obtidos sempre serão irrisórios, e farão com que seus concorrentes ganhem mais espaço e ampliem a fatia de mercado, porque pensaram e planejaram suas ações, deram aos colaboradores um status diferenciado, colocando-os como pessoas e não meras peças substituíveis dentro de um conjunto de ações que são forjadas para dar certo, elaboradas com conhecimento.