28 de março de 2012

Inteligência na aplicação e distribuição do conhecimento em Marketing

O conhecimento está na base de todas as ações, seja para criar algo ou para reinventar um produto, serviço ou ideia, colocando informações ao alcance das pessoas e transformando a organização em uma geradora de inovações, até mesmo quando um conceito já conhecido de longa data é aplicado de uma forma diferente, que cria um divisor de águas e dá a esta empesa a vanguarda do mercado ao criar um arco entre as aplicações distintas encontradas para a mesma informação.
A base das empresas inteligentes é formada pelo conhecimento aplicado em ações que geram resultados, mesmo sabendo que um conhecimento incompleto gerará um resultado inesperado, e por isso o conhecimento é repleto de detalhes que podem fazer a maior diferença quando o assunto é criar e inovar.
Por isso mesmo é preciso ter algo a mais, uma carta na manga, para que o resultado seja positivo, e se levarmos em conta que o resultado sempre é positivo, para sua empresa ou para o concorrente, desejando sempre que ele esteja ao lado da primeira opção, é preciso traçar um planejamento de fácil execução, de compreensão e assimilação simples e que ao mesmo tempo seja complexo o suficiente para não abrir espaço para seus concorrentes, recaindo novamente sobre as decisões tomadas quanto ao que é feito com o conhecimento quando a empresa o possui.
De certa forma os diferentes níveis de conhecimento dos colaboradores permitem que existam variáveis interessantes a serem exploradas, que saem do senso comum e recaem sobre uma visão mais ampla do que já existe e daquilo que pode ser criado quando estudos e pesquisas trazem novos dados à organização.
Então cada passo é dado por conta de um movimento contínuo e regular, que vai deixando a base cada vez maior, que traz consumidores até a empresa e permite que a organização faça parte da vida dos clientes, gerando então a fidelidade, que até pouco tempo atrás era comandada pela empresa, mas hoje é uma decisão do consumidor, mesmo com as empresas não aceitando que perderam este espaço na vida das pessoas, o que leva aos inúmeros concorrentes e à mudança rápida de fornecedor de produtos e serviços quando o clientes está insatisfeito.