25 de março de 2012

O desenvolvimento organizacional dentro de processos criados com conhecimentos diferenciados e estratégicos em Marketing

Processos bem desenhados levam ao êxito, colocando a empresa em vantagem sobre os concorrentes e permitindo que o conhecimento se torne a base para a criatividade, realizando estudos e pesquisas constantemente, trazendo novas vertentes da aplicação de uma determinada informação ou abrindo espaço para que algo inovador seja criado.
Conhecimento é a base para qualquer ação organizacional, fundamentando as ideias, as propostas e os projetos que farão a diferença na vida da empresa, do mercado e dos consumidores, criando um vínculo mais profundo entre os ciclos de vida individualizados que se conectam de forma simples, e portanto difícil de ser colocada em prática, uma vez que as pessoas são habituadas a fazer o que é difícil e não são instruídas a pensar.
Isto faz com que poucas empresas detenham o controle sobre as próprias ações, sem que seus colaboradores sejam colocados dentro de caixas ou tenham que seguir cegamente regras onde o pensar é abolido do quotidiano, já que o pensar leva a novas ideias com base em informações externas às organizações e geram problemas àquelas empresas que precisarão trabalhar efetivamente.
Então a efetividade das ações é tomada como um problema, pois tudo deve dar certo, mostrando que os conceitos organizacionais também são focados no erro, pois estas empresas têm medo de errar, por isso, pura e simplesmente, não fazem o seu melhor, deixando de estudar o mercado, de aprender com seus concorrentes, com seus clientes e com os próprios colaboradores.
Agindo desta maneira a empresa se limita aos seus próprios domínios, que no fundo não existem, pois ela própria não se conhece, não sabe porque existe e para qual finalidade ainda está no mercado, ficando à mercê da concorrência, que acaba por delimitar o raio de atuação e como esta organização deve agir, fato imperceptível e que muitos dirão que não acontece na prática.
E desta maneira as melhores empresas conseguem as vantagens competitivas almejadas por todas as organizações que estão em um mercado, comum ou não, já que a concorrência é global, independentemente do setor ou segmento em que a empresa atua, expandindo as oportunidades e exigindo que o aprendizado contínuo seja uma das constantes aplicadas na cultura organizacional, recriando e redesenhando cada um dos processos, gerando a melhoria contínua e fazendo com que seus consumidores estejam satisfeitos e não migrem para seus concorrentes.