28 de abril de 2012

Estruturas e estratégias de integração entre as áreas em Marketing

Estruturas organizacionais voltadas ao desenvolvimento são fundamentadas no conhecimento, na administração da excelência e na criatividade trazida pelos colaboradores às ações diárias que preenchem o ambiente empresarial de oportunidades e percepções que levam ao êxito e têm como consequência o sucesso e reconhecimento.
Cada organização que coloca em primeiro plano o conhecimento pode definir seus rumos no mercado, criar estratégias mais concretas e baseadas em informações que levam ao desenvolvimento de ações mais precisas e duradouras.
Mas são poucas as empresas que conseguem estruturar todas as suas áreas em um trabalho conjunto, fator decisivo e que traz uma visão mais ampla das empresas sobre suas ações e percepções, colocando-as em vantagem sobre os concorrentes e mostrando ao consumidor que seus produtos e serviços são devidamente criados para satisfazê-los.
Mesmo assim muitas empresas pecam ao não valorizar a integração de suas áreas, deixando que uma ou duas delas sejam as responsáveis pelos resultados, demonstrando que não há organização, conexão e valores que aliem um propósito real para a existência da empresa e o seu fornecimento de produtos ou serviços aos seus clientes.
Por isso é necessário ir além do óbvio, pois todas as áreas são interdependentes e responsáveis pelos resultados das ações, organizacionais e individuais, já que uma ação que não esteja alinhada com o foco da empresa acaba por impedir o êxito das demais, e que é uma constante em organizações que se negam a enxergar o mercado como ele realmente é.