12 de maio de 2012

Uso de informações nas estratégias de integração e melhoria contínua em Marketing

Usar informações em seu favor é o mínimo que se espera, internamente, de uma organização, colocando em prática seus conhecimentos e experiências, formando um ciclo virtuoso que leva ao êxito e abre espaço para a excelência em cada uma das ações, visando um futuro concreto ao tomar as decisões corretas no presente.
A avaliação do uso das informações é tão importante quanto sua aplicação real, formalizando a necessidade de um processo bem desenhado em cada área, tomando como base o autoconhecimento organizacional e suas escolhas no que tange aos territórios viáveis e receptivos à organização.
Deste modo todas as áreas acabam adotando uma visão única organizacional e não perdem suas respectivas visões dentro do cenário mais amplo de mercado, tomando os devidos cuidados e alinhando o pensamento conjunto de todos os colaboradores em prol do êxito, e consequentemente o sucesso.
Mas são poucas as empresas que são capazes de compreender que o sucesso é uma consequência de seus esforços, e não o ponto final, e são estas que se destacam e viram referência, tornando-se alvo de estudos e pesquisas em momentos onde os cenários parecem não mais proporcionar oportunidades àqueles que não se preparam adequadamente para competir.
Só que a competição do mercado não é a única, já que internamente as empresas incentivam erroneamente a disputa para saber quem é o melhor, jogando todas as áreas umas contra as outras, evidenciando o despreparo e a falta de conhecimento, pois dão de mão beijada para seus concorrentes a oportunidade de evoluir, enquanto ficam brigando e criando paredes cada vez mais altas e grossas entre seus colaboradores.
Outro ponto interessante é que este modelo de suposta gestão é aplicado em muitas organizações, quando o foco principal é o trabalho conjunto em seus concorrentes, e é por isso que as outras empresas conseguem resultados melhores, com todas as pessoas caminhando em uma única direção e agregando novas experiências a cada dia, como forma de ampliar a vantagem competitiva já conquistada.