16 de junho de 2012

Cenários, aprendizado e expertise aplicado na excelência e desenvolvimento organizacional em Marketing

Perder os melhores colaboradores é a especialidade de muitas empresas, como foco de conter custos, pois não enxergam que a parceria entre as pessoas é o que dá sentido à existência organizacional, para produzir, criar e gerar satisfação aos consumidores que adquirem seus produtos e serviços.
Empresas que enxergam todas as ações como custos não merecem manter suas atividades no mercado, pois até mesmo os colaboradores passam a ser tratados como mercadorias ou peças substituíveis a qualquer instante, revelando que o interesse da empresa é distorcido, e baseando-se em achismos.
Então o que os colaboradores produzem também são custos, especialmente porque recebem salários e benefícios, sendo tratados como máquinas em tempo integral.
Estas organizações não percebem também que este comportamento faz com que das pessoas se afastem o mais rapidamente delas, criando um cenário onde o desinteresse é elevado e os colaboradores não veem a hora de sair daquele ambiente prejudicial.
Neste mesmo tempo existem as empresas que optam por valorizar seus colaboradores, que seguem normas e regras também, só que se diferenciam por manterem um relacionamento interno humano, com cobranças e objetivos bem delineados, sem que para isso tenham que engessar a empresa e impor limites descabidos que geram frustração e perda da motivação por parte das pessoas.
Este cenário é tão comum que as empresas que não se encaixam nesta visão míope se destacam e viram referência como as melhores empresas, que entregam aos consumidores os melhores produtos e serviços e dão aos seus colaboradores a oportunidade de ir além do comum, encontrado em abundância no mercado.