17 de junho de 2012

Conquistas e desenvolvimento organizacional baseados em conhecimento e trabalho integrado das áreas em Marketing

Sair na frente é um objetivo inserido no contexto empresarial de todas as organizações, o que exige um preparo muito maior, um conhecimento aplicado diretamente nas ações e a capacidade em se aproveitar a oportunidade de aprendizado diário, que são apenas alguns fatores que influenciam no desempenho destas empresas no mercado, criando um reflexo em cada tomada de decisão e abrindo margem para que os concorrentes estejam do lado oposto, e preferencialmente atrás, ao mesmo tempo em que a própria organização se coloca em um plano onde sempre está atrás de um desenvolvimento melhor, de colocar em prática todas as ações que trarão resultados melhores apenas por satisfazer seus consumidores.
A organização dentro das empresas é o início de qualquer processo, sem isso não há como estabelecer prioridades ou objetivos que serão cumpridos corretamente, mas são poucas as que conseguem entender que a organização não é o ato de se engessar toda e qualquer ação de seus colaboradores, mas estabelecer um caminho que leve ao êxito, e isto não quer dizer colocar todos os processos dentro de um único corredor repleto de portas que não serão abertas, mas abrir o leque de estudos e pesquisas para que sejam encontradas as melhores oportunidades no mercado.
Então cada passo dado tem uma base mais sólida, tudo é feito com consciência e dentro de um planejamento bem desenhado, o que faz com que as melhores empresas contem com colaboradores mais criativos atuando efetivamente, pois trabalham em conjunto e analisam mais variáveis ao unirem seus diferentes conhecimentos, prática que leva ao êxito, pois mais opções são vistas, avaliadas e estudadas profundamente.
Mas são poucas as empresas que compreendem a necessidade de se abrir espaço para que as áreas se comuniquem e façam o seu melhor, ainda mais quando uma das áreas deixa a desejar na maior parte do tempo e influencia todo o desempenho organizacional, pois não possuem pessoas devidamente capacitadas para exercer as funções e ainda assim acabam tendo a preferência no que tange às informações, que invariavelmente são erradas e prejudicam as outras áreas.
Esta dependência de uma área que só traz prejuízos para todos é um erro estratégico e mostra claramente que a empresas não dá valor ao conhecimento, preferindo ficar no final da lista das piores empresas ao invés de buscar um lugar de destaque onde investir nas pessoas é um fator decisivo e o maior diferencial que coloca poucas empresas na vanguarda do mercado.
Empresas com estruturas elaboradas em prol do conhecimento se destacam no mercado e eliminam colaboradores ruins, pois sempre focam em qualidade e abrem espaço para que haja o desenvolvimento contínuo, abolindo práticas que criam dependência das piores pessoas para focar em criatividade e conquistas baseadas em ações recheadas de informações reais, confiáveis e aplicáveis, cenário encontrado em pouquíssimas empresas, e é por isso que há um seleto grupo de organizações que viram referência, tanto para as empresas quanto para seus consumidores.