24 de junho de 2012

O aprendizado inserido na cultura das empresas inteligentes e o conhecimento aplicado nas ações e estratégias de Marketing

Se uma empresa quiser conquistar clientes por mais tempo deve ter uma cultura bem compreendida por todos os seus colaboradores, mas somente as organizações inteligentes conseguem atingir esse nível, pois cada um de seus funcionários tem a real noção de que suas atividades impactam nas tarefas dos demais e fazem o máximo para que a empresa não pare por um único instante.
Inteligência dentro de uma empresa é algo raro e pouco aproveitado, pois as piores empresas seguem uma visão deturpada do que é realmente entregar aos clientes o melhor, já que sequer sabem quem são seus clientes e o que eles realmente representam.
Logicamente do outro lado ficam as melhores empresas, que contam com colaboradores devidamente capacitados e conhecedores do que é uma empresa e da responsabilidade de cumprir suas promessas, mostrando que há respeito pela organização e que o trabalho conjunto é maior e mais proveitoso para todos.
Mas o que se percebe em um mercado é que muitas empresas preferem ter colaboradores semiamadores, que sequer sabem o que fazem e ainda levam crédito, mostrando claramente que a empresa é totalmente descartável e que não sabe nem quem ela é no mercado, pois todas as promessas da alta diretoria são vazias e não atingem seus objetivos por lá existirem completos desconhecedores do negócio em si.
Então o mercado fica disponível àqueles que se colocam à disposição do aprendizado contínuo, que focam em ferramentas melhores para obter as respostas mais rapidamente e antes do concorrente, demonstrando a vanguarda buscada e alcançada realmente.
Com isso estas empresas se destacam e viram referência em um mercado onde as suposições ocupam a maior parte do tempo, como, por exemplo, o funcionamento de um negócio em que há grande rotatividade de colaboradores sem se saber a razão real e pregando a máxima de que este negócio é assim mesmo.
Esta desculpa esfarrapada ocupa a mente daqueles que não sabem o que fazer e que acham que podem resolver tudo sem estudar, pesquisar e se preparar para lidar com o mercado de verdade, pois partem de uma premissa em que a mera existência da empresa já é suficiente, e isto só acarreta mais e mais clientes insatisfeitos que migram para os concorrentes competentes e preparados para manter um relacionamento interno e com o consumidor em tempo integral.