9 de julho de 2012

Ações internas voltadas ao uso do conhecimento de forma simples na comunicação e desenvolvimento de soluções em Marketing

Organizações que não saem da mente do consumidor possuem um relacionamento extremamente simplificado e diferenciado, com toques de uma parceria que perdura por longos anos e reduz as chances de um concorrente tomar uma fatia de mercado ou até mesmo de crescer, fazendo de suas ações o bem mais precioso por compreenderem exatamente o que deve ser feito e entregue ao cliente, sem menosprezar a concorrência e a evolução natural do mercado, das tecnologias e da comunicação entre as pessoas em todo o planeta.
O mercado global permite um aprendizado único, vital para ações locais ou que almejam sair de um território já saturado, fazendo do conhecimento a maior ferramenta para criar e recriar soluções, para desenvolver novos projetos, para realinhar as diretrizes organizacionais com os novos rumos do mercado e também dos novos anseios dos consumidores.
Logicamente são poucas as empresas que conseguem alinhar com maestria o desenvolvimento e a criatividade, pois os colaboradores melhor preparados sempre estarão nas organizações que estão na vanguarda do mercado, trabalhando em conjunto com os consumidores, independentemente do tamanho real, já que o cliente atual busca soluções desde a hora do atendimento até o fechamento de uma compra, que não se resume à saída da loja, mas acompanha o consumidor por uma jornada que o faz retornar ao ponto de vendas se houver um atendimento exemplar.
Isto também leva ao acompanhamento do mercado como um todo, em todas as regiões, em cada localidade sempre haverá alguém aplicando os mais diversos conhecimentos em projetos completamente novos e inusitados, saindo da mesmice que inunda mercados despreparados e que são dominados por empresas que se preparam muito pouco, ao contrário de mercados onde a concorrência é incentivada a criar e evoluir.
Mesmo assim o mercado ainda deixa espaço suficiente para que as empresas inteligentes construam algo que vai além de paredes que abrigam máquinas, e isto acaba por colocar no mesmo nível as pessoas, fato que reduz toda e qualquer chance de uma empresa ser bem sucedida e dá aos concorrentes as maiores oportunidades de desenvolvimento, já que estes se preparam e dão aos colaboradores a chance de uso de todo o conhecimento obtido ao longo dos anos e das trocas de experiências com os demais, integrando as áreas e tornando a empresa uma fonte inesgotável de inovação e criatividade.