8 de julho de 2012

As linhas de desenvolvimento organizacional e a gestão voltada à excelência e aplicação do conhecimento em Marketing

A linha de desenvolvimento que uma empresa segue é resultado de sua cultura, da mente de seus fundadores estar direcionada a gerar produtos e serviços que atendam aos desejos dos clientes e façam com que seus colaboradores vejam claramente o resultado de suas ideias à disposição dos consumidores.
Uma cultura organizacional baseada em ignorância dará aos concorrentes as melhores oportunidades de mercado, pois nada do que é construído pela empresa é baseado no conhecimento, dando ao achismo um glamour inexistente, colocando a insanidade no topo da cadeia de decisões e retirando todas as chances destas empresas se tornarem referência positiva no mercado, sendo usadas como exemplo do que não deve ser feito.
Enquanto isso as organizações inteligentes sempre procuram oferecer aos seus colaboradores condições de evoluir, de desenvolver o conhecimento e gerar situações onde as oportunidades aproveitadas atendem aos interesses organizacionais e dos consumidores, equilibrando corretamente cada uma das ações.
Por esta razão é que as melhores empresas sempre determinarão os rumos do mercado, pois investem em seus colaboradores sabendo do retorno certo, já que a criatividade é expandida, a troca de informações entre as áreas é determinante para se encontrar soluções melhores e faz com que as pessoas se sintam em um ambiente onde o resultado financeiro é consequência do melhor trabalho conjunto, ao contrário do que acontece em empresas que existem para atrapalhar o mercado e dar às demais todas as oportunidades de ouro em uma bandeja.
Isto também revela que a gestão da empresa é inexistente, pois diariamente há a saída e entrada de pessoas, ninguém encontra razão para permanecer em um lugar onde o bom tratamento das pessoas é visto como última opção, quando existe esta opção na mente daqueles que acham ter algum poder.
Então fica evidente que estas empresas devem sumir do mercado o mais rapidamente possível, mesmo que inicialmente algumas pessoas pensem que haverá muitos colaboradores desempregados, só que sempre há uma opção melhor e inúmeras empresas ávidas por pessoas que saibam trabalhar com as demais e façam a diferença de forma conjunta, e não criando guerras internas e desnecessárias entre as áreas, outra forma estúpida de gestão criada por aqueles que sequer sabem quem são e porque a empresa nasceu.
Outro ponto relevante é que as melhores empresas sempre estarão dispostas a investir nas melhores ferramentas, treinamentos e maneiras de integrar as áreas, colocando a comunicação efetiva acima de tudo, pois assim surgem as melhores ideias e o consumidor acaba satisfeito com os produtos e serviços que adquire algo inviável em empresas que são tratadas como brinquedos e que não conseguem criar e usar um único processo por mais de duas semanas seguidas, já que na visão do falso gestor o seu achismo é superior a tudo e por isso a empresa desaparece do mercado e os clientes fogem assim que ouvem o nome da organização.
Quando uma empresa sabe que sua existência depende do conhecimento opta por sair da mesmice e fazer com que seus colaboradores sejam valorizados e incentivados a olhar para as oportunidades de mercado e não para um passado onde nenhum problema foi resolvido e só existe um cenário caótico de destrutivo no passo seguinte, fruto do que a empresa sempre deixou de fazer e justifica a incompetência dos gestores colocando a culpa nos concorrentes que trabalham de verdade, fato que parece piada, mas é a realidade em empresas desprovidas de inteligência nos níveis mais elevados.