29 de julho de 2012

Investimentos e treinamentos com foco no conhecimento de mercado em Marketing

Empresas controladas por aqueles que conhecem o negócio em que atuam conquistam uma fatia maior de mercado mais rapidamente, pois estes gestores sabem onde procurar as respostas para suas perguntas e investem no desenvolvimento de seus colaboradores, treinando-os continuamente, permitindo que eles também participem de processos criativos, que tragam suas experiências ao quotidiano organizacional e troquem informações com seus colegas, fazendo a informação percorrer toda a empresa e se tornar mais completa ao agregar novos detalhes àquilo que já é conhecido.
Conquistar novos consumidores é reflexo direto da manutenção dos demais, do relacionamento proposto e colocado em prática diariamente, sem a visão míope de que clientes devem ser conquistados e deixados de lado logo em seguida, prática muito comum em organizações descartáveis.
Diante de uma concorrência global as empresas também podem observar, e até aprender, que precisam mudar a forma como o relacionamento é trabalhado, e isso começa internamente, dando aos seus colaboradores espaço e tempo para aprimorar o conhecimento.
Isto vai acontecer quando a empresa já nasce voltada para o desenvolvimento contínuo, sem basear suas decisões em modismos ou em simplesmente imitar os concorrentes, copiando produtos e serviços sem dar a identidade da sua empresa naquilo que oferece, e isto é tão comum que diariamente inúmeros exemplos surgem e preenchem a mente dos consumidores.
Mas este tipo de ação não é a constante que todas as empresas escolhem, muitas delas apenas copiam as demais, pois é, em teoria, mais rápido e eficaz, quando no fundo a diferenciação é essencial e encanta os consumidores.