31 de julho de 2012

O conhecimento embutido nas mudanças para melhoria contínua organizacional em Marketing

Mudanças são necessárias quando a empresa sabe que irá melhorar, pois um dos princípios básicos das organizações é evoluir, tendo como desafio sempre fazer o seu melhor no dia de amanhã, partindo de uma base sólida do hoje e conhecendo muito bem sua história passada, visando perpetuar a excelência no ambiente interno e deixar seus clientes satisfeitos ao entregar-lhes produtos e serviços elaborados com e para eles.
Mudar é uma palavra que muitos confundem com jogar fora tudo o que foi feito até hoje e recomeçar, sair eliminando toda e qualquer referência do passado e sequer considerando que as próprias pessoas estão incluídas em uma história que foi escrita em parceria.
Logicamente há um modelo diferente de organização que aproveita ao máximo dos deslizes das empresas que pouco dão valor à história, experiência, expertise e conhecimento, bem como das pessoas que diariamente contribuem para a existência organizacional, tanto na figura de colaboradores quanto de clientes.
Também é interessante encontrar pessoas que ainda tratam seus colaboradores como funcionários, tratando-os como peças que funcionam e são aproveitadas e quando deixam de funcionar são descartadas ou trocadas, e por este tipo comportamento é fácil entender o que motiva uma pessoa a sair de determinada empresa, já que não pode colaborar, pois seu dever é apenas funcionar, igual às máquinas que ocupam a organização e permitem a construção dos produtos ou a realização dos serviços.
Este modelo é completamente desnecessário em empresas inteligentes, pois elas evoluem naturalmente, sem que a cobrança por um resultado melhor vire desespero, quase uma súplica para que algo divino surja e salve a empresa, fator comum e que diariamente todos podem encontrar em muitas organizações.
Desta maneira a vanguarda de um mercado pertence àqueles que buscam crescer sem se deixar iludir pelo sucesso, pois em tudo o que fazem há o objetivo do êxito, para oferecer uma solução e entregar aos clientes mais do que mais um produto ou serviço que se iguala aos dos concorrentes.