30 de agosto de 2012

A administração da conexão entre as áreas e o desenvolvimento conjunto como diferencial estratégico em Marketing

Muitas empresas trabalham com equipes individualizadas, que não compartilham do mesmo foco das demais e tomam para si um falso pode que prejudica todo e qualquer desenvolvimento, criando assim uma continuidade de processos que trazem às novas organizações a impressão de que este é o melhor modelo para se trabalhar, no mesmo tempo em que os concorrentes trabalham com times que possuem um foco comum e dão o seu melhor diariamente, criando soluções e conquistando novos níveis de desenvolvimento mais rapidamente.
A troca de conhecimentos entre as áreas é fundamental para o desenvolvimento, tornando a informação um veículo de melhoria em todos os sentidos, agregando mais dados aos já existentes dentro das empresas e saindo dos modelos mecânicos de gestão.
Logicamente este processo consome tempo, disciplina, dedicação e determinação, mas traz um resultado que tornará a empresa uma referência para ela própria e para os concorrentes, independentemente da localização geográfica dos mesmos.
Mas isto só é possível quando há uma administração inteligente das habilidades dos colaboradores, quando os investimentos em treinamentos são estabelecidos e aplicados com muito conhecimento, outra solução que só alcança as organizações que se conhecem internamente e trazem para si suas próprias responsabilidades, algo raro e que só ocorre dentro de empresas que se respeitam.
Até este ponto pode parecer que não há nada de diferente para as demais organizações, mas quando a empresa estabelece uma gestão com base no conhecimento pode oferecer produtos e serviços melhores, cria soluções mais rapidamente e todos os colaboradores irão reconhecer que cada área contribui de forma igualitária para que aquele produto ou serviço esteja à disposição dos clientes.
Então a empresa compreende melhor que todos os processos se encaixam como quebra-cabeças, que as áreas possuem uma interdependência umas das outras e focam sempre em soluções, pois cada problema é tratado como uma oportunidade de melhorar.
Só que este nível de consciência já deve nascer com as empresas, outro ponto que raramente é levado em consideração, pois para muitas pessoas uma empresa só possui a função de produzir, e é neste nível que muitas se encaixam e então criam mudanças constantes de colaboradores, iniciando assim um ciclo, vicioso, para todo um setor e achando que a rotatividade é natural daquele negócio, quando na verdade a empresa é que não se leva a sério e transforma colaboradores e consumidores em peças trocadas de tempos em tempos.