4 de agosto de 2012

A cultura, o desenvolvimento e a prática da excelência no quotidiano organizacional em Marketing

Excelência é uma palavra muito usada e pouco desenvolvida dentro da maioria das empresas, que preferem cobrar muito sem oferecer a menor condição para que seus colaboradores desempenhem suas atividades com o mínimo de dignidade, fruto de uma cultura enfraquecida e míope, sem levar em conta que muitos processos só atingem um nível de qualidade quando associados diretamente com as demais áreas e compreendidos por seus colaboradores integralmente e desenvolvidos de maneira a permitir que dia após dia todos ganhem conhecimentos distintos, agregando valor às informações e gerando produtos e serviços melhores que seus concorrentes.
Atingir o maior nível de excelência é um objetivo que jamais será alcançado pelas organizações inteligentes, pois sempre trarão novas experiências, informações e maneiras de aplicar novas ideias desenvolvendo ainda mais suas estruturas processuais, produtos e serviços.
O que mais chama a atenção é a incapacidade de muitas empresas diante da escolha entre passar por turbulências com o foco direcionado a excelência e a mudança constante de objetivos, sendo que no primeiro caso há uma adaptação um pouco mais difícil quando a organização mexe em sua cultura e estrutura processos de forma a buscar a melhoria contínua, enquanto que no segundo ponto ela simplesmente age sem analisar os impactos e deixa para o cliente a impressão de que tudo está sempre inacabado.
Além disso, é possível observar que normalmente as piores empresas tendem a culpar seus concorrentes por aquilo que elas próprias deixam de fazer, então, de repente, tudo para, fica estagnado e deixa escancarado para o mundo a falta de compromisso da empresa para com seus clientes e colaboradores, assim como viram também alvo de piadas e referências daquilo que não deve ser feito.
Então tudo o que acaba construído sobre os pilares do conhecimento ganha um destaque maior, levando um tempo maior para chegar ao topo, porém de forma concreta e constante.
Deste jeito as organizações competentes se destacam no mercado, ganham mais clientes e começam a aproveitar melhor cada oportunidade quando não caem na mesmice das empresas despreparadas e que não compreendem que o melhor produto ou serviço que entregarão ao consumidor é aquele que ela ainda irá criar.