24 de agosto de 2012

A diferenciação de mercado na otimização da integração e desenvolvimento das áreas em Marketing

Sair da mesmice é um desafio comum às empresas de qualquer mercado, trazendo assim uma necessidade de se pensar antes de agir, de criar e inovar em parceria com seus colaboradores e clientes, que normalmente ficam em último plano dentro das organizações que não possuem uma estrutura que abra espaço para o desenvolvimento integrado das áreas, possuindo ainda conceitos ultrapassados como os departamentos e a regra onde a comunicação deve ser inexistente para não interferir no andamento das ações normais.
Empresas que saem do comum são raras, ficam na vanguarda do mercado e tomam para si um compromisso interno e com o cliente, formalizando suas ações e tornando-as diferenciais que aperfeiçoem o conhecimento de seus colaboradores em favor da criação de novos produtos e serviços.
Isto também levará ao autoconhecimento aprofundado, reduzindo as fraquezas e trabalhando com o investimento na excelência dos colaboradores por meio de treinamentos direcionados de acordo com as habilidades individuais de cada pessoa.
Então o compromisso da organização não é desviado da razão de sua existência, tendo como consequência, de suas ações bem elaboradas, o lucro, além de manter seus colaboradores informados e conhecedores dos processos que levam aos clientes mais do que produtos e serviços.
Mas, além disso, é preciso verificar que este modelo não surge da noite para o dia, pois a cultura da empresa é criada e desenvolvida sobre pilares que colocam o conhecimento como um conector das áreas, onde as informações mais importantes circulam pelo ambiente organizacional e se encaixam perfeitamente, e cada etapa dos processos é percebida com continuidade.
Diante desta nova visão também é possível confirmar que todos os colaboradores passam a ter uma consciência maior de suas atividades, gerando um desenvolvimento de soluções mais eficaz e simplificado.
Com isso a capacidade produtiva ganha um ritmo diferenciado, pois todas as áreas possuem um foco em comum para trabalhar e se dedicam a fazer o seu melhor, tornando a comunicação efetiva e responsável direta por aquilo que é conquistado, especialmente quando o assunto envolve o relacionamento com o consumidor e abre espaço para o desenvolvimento contínuo.
Desta forma as melhores empresas não se limitam a viver em um mundo particular e isolado, pois deixam o conhecimento entrar por suas portas e aproveitam todas as experiências dos colaboradores, ouvem seus consumidores em suas pesquisas e aplicam estas informações na construção de produtos e serviços superiores aos dos concorrentes, sem que para isso tenham que isolar áreas ou usar achismos para determinar que somente uma pessoa dentro da organização é fornecedora de ideias e soluções o tempo todo.