31 de agosto de 2012

A diferenciação organizacional sob a aplicação do conhecimento no desenvolvimento de soluções inteligentes em Marketing

Há inúmeras maneiras para uma empresa crescer, mas nenhuma delas foge do conhecimento, tendo como premissa um aprendizado antes mesmo do início das atividades organizacionais no mercado, saindo do achismo que revela o descaso das empresas para consigo e todo o mercado que a cerca, evidenciando assim que o conhecimento é irrelevante naquele local e causa o desconforto do aprendizado com foco na melhoria contínua.
Empresas devem aprender diariamente para que suas histórias construam mais do que uma vaga lembrança na mente do consumidor, deixando a euforia de um sucesso de lado e ampliando seu ciclo de vida no mercado, ação que só ocorre quando há uma cultura criada sobre o conhecimento.
Além disso, é preciso que os colaboradores também tenham esta cultura em suas vidas, mesmo antes de fazer parte dos times de colaboradores da organização, um ponto que para muitas empresas é irrelevante, só que se os colaboradores e as empresas possuem uma cultura alinhada acabam por colher frutos melhores, e isto não é levando em consideração na maior parte das organizações.
Então os tais processos seletivos viram locais onde a prioridade das empresas não é contratar pessoas, mas seres humanos adestrados, que não tomam suas decisões e jamais trarão uma única ideia para a empresa, uma conquista que é a prova da completa ignorância organizacional e que é vista pela empresa como o melhor que ela pode oferecer.
E esta ação é tão comum que as pessoas acabam tendo que se moldar à incompetência das empresas que não sabem gerir pessoas, que criam moldes únicos e que se tornam o padrão do mercado, e então o mercado não se desenvolve, não cria e fica refém de mercados onde o conhecimento é vital, faz parte da cultura das pessoas e gera organizações que sempre determinarão os rumos de todos os mercados.
Isto também revela que certos mercados sempre serão tratados como irrelevantes, pois o que de melhor produzem é a matéria-prima, o básico sem nenhum valor agregado, sem conhecimento incluído naquilo que entregam para os mercados mais desenvolvidos, e os modelos arcaicos organizacionais ainda são a constante que atrapalha o desenvolvimento, com o consumidor virando refém das empresas e não contando com o que há de melhor.
Então é possível notar que há uma necessidade de um mercado ser constituído sob o conhecimento, e não apenas para produzir, e este diferencial, do conhecimento aplicado realmente, só estará disponível quando a cultura local estiver delineada pelo mesmo conhecimento que é ignorado constantemente por aqueles que vivem presos ao simples produzir por produzir, sem razão, sem noção do que fazem e sem a menor vontade de melhorar.