6 de agosto de 2012

A individualização cultural das empresas e a diferenciação da concorrência em Marketing

Cada organização possui uma cultura única e enraizada em sua formação, na criação de suas diretrizes, de seus objetivos e na forma como as áreas irão se relacionar, mas diariamente é possível ver que muitas empresas acham que podem copiar uma estratégia, produto ou serviço de seus concorrentes e fazer igual, sem levar em conta cada uma das diferenças que agregam valores e dão o mesmo tom de exclusividade a cada uma delas.
Muitas empresas não agem com foco em sua individualização, mas criam sempre maneiras de copiar os concorrentes e frustrar seus colaboradores e clientes mais rapidamente, pois não oferecem nada de novo e perdem as maiores oportunidades ao não deixarem as pessoas que diariamente podem criar inovações trabalharem adequadamente.
Neste mesmo instante surgem milhares de proibições, de bloqueios propositais que inibem qualquer criação, que não incentivam à inovação e tentam manter a empresa presa em uma era onde não havia necessidade de se criar algo novo.
Mas atualmente estas empresas perdem mais espaço com o passar dos dias, pois a concorrência global não deixa mais espaço suficiente para que organizações deste tipo durem muito tempo, já que entregam aos consumidores produtos e serviços únicos e desenvolvidos para eles.
Então a cultura estabelecida sobre o desenvolvimento não é apenas uma questão de diferenciação, mas a pura e simples lógica aplicada sobre as variáveis que apontam para um mercado mutável e que não permite que as empresas parem no tempo, revelando então a necessidade de se contar com colaboradores que enxerguem mais do que o dia seguinte, e isto só acontece se a própria cultura da empresa já for baseada no desenvolvimento e uso da criatividade, aproveitando todo o conhecimento dos colaboradores e abrindo espaço para a troca constante de experiências e ideias, para, desta forma, entrar na vanguarda do mercado e prolongar a parceria com seus clientes.