21 de agosto de 2012

A integração do conhecimento nas mudanças organizacionais em Marketing

Empresas devem se preparar diariamente para mudar em breve, fazer o seu melhor com a máxima efetividade e ainda assim ter consciência de que amanhã terão que se desenvolver, oferecendo produtos e serviços melhores, que possuam valor agregado para o consumidor e estejam disponíveis no momento adequado, criando assim um fluxo de estudos e pesquisas que engloba cada área separada e conjuntamente ao mesmo tempo, para que todos possam caminhar na mesma direção e ainda assim encontrarem soluções que não estão tão óbvias para todos.
Mudar é uma constante nas melhores empresas, mas são poucas as organizações que compreendem realmente o contexto da mudança, pois jogam tudo o que fizeram até hoje fora e tentam partir do zero, sem levar em conta que podem e, invariavelmente, usam conhecimentos antigos diariamente, sem exceção.
Logicamente esta é uma percepção que só existe quando o conhecimento está disseminado por todo o ambiente organizacional, algo raro e que está presente em empresas que sabem que o dia de hoje pode ser o último de suas atividades, não para criar um cenário pessimista, mas por saber que as decisões de hoje influenciam diretamente seu futuro.
Ainda assim muito pode ser feito diariamente, trazendo algo do passado para o presente, pensando de maneira mais simples, e esta simplicidade não significa minimizar a empresa diante dos concorrentes, mas aproximar ainda mais o que seus clientes pensam com o que a empresa pode produzir.
Só que isto só acontece quando a cultura da empresa é fundamentada em uma evolução diária, planejada e voltada para o crescimento conjunto das áreas, integrando-as mais do que os concorrentes e não delegando um falso poder a uma única área, como é comum encontrar nas empresas que não tomam suas próprias decisões.
Mesmo assim algumas organizações conseguem se destacar e virar referência, mas esta referência não é usada de maneira adequada pelos concorrentes, que viram copiadoras de produtos e serviços, sem entender o motivo pelo qual estão fazendo.