11 de agosto de 2012

As referências da inovação e manutenção da base de clientes de forma estratégica em Marketing

Trazer novos clientes também é importante para qualquer empresa, mas manter aqueles que já possuem uma história com a organização é básico, sendo praticamente estratégico e motivador de melhorias em todas as áreas e ações, aprofundando os laços com estas pessoas que buscam adquirir produtos e serviços que se encaixem em seus desejos e repassam informações importantíssimas ao que se refere ao desenvolvimento comum e diferenciado daquilo que a empresa produz e coloca no mercado.
Muitas organizações ficam presas em conceitos onde somente os clientes novos são valorizados, desejados e procurados, deixando em um canto escuro todos os clientes já conquistados, que mantém uma proximidade grande com a organização e sempre buscam colaborar com os estudos e pesquisas efetuados.
Mas longe desta prisão ficam as organizações que buscam um caminho diferente, que preferem ter colaboradores criativos e abrem as portas para que seus clientes repassem informações valiosas e que geram o desenvolvimento e inovação.
Deste jeito é possível também observar e entender como as melhores organizações conseguem manter seus clientes fiéis, sendo que a fidelização não é imposta pela empresa, mas colocada pelo consumidor que retorna a adquirir seus produtos e serviços, assim como se sente confortável em colaborar na construção do que irá adquirir futuramente.
Isto também revela a capacidade que a empresa tem em se adaptar ao presente, mantendo muitas características já reconhecidas e fortalecendo-as ainda mais, pois não estacionam suas mentes em um lugar do tempo onde já foram as melhores, e isto as diferencia daquelas que alcançaram um breve destaque e logo desapareceram, pois não sabiam que deveriam se atualizar ao longo do tempo.
E estas situações estão cada vez mais presentes no quotidiano global e milhares de empresas deixam de se atualizar, de coletar informações complementares as que já existem em seus ambientes internos e que circulam entre as áreas de maneira fluida e singular, fazendo de seus colaboradores participantes ativos em processos criativos sem criar barreiras que impeçam a colaboração em si, pois a troca de ideias e informações entre as áreas é a essência do aprendizado e da oportunidade de se fazer ainda melhor o que é feito hoje.
Por outro lado é necessário entender que a criatividade dos colaboradores deve manter certo limite, pois nenhuma organização consegue oferecer todos os produtos e serviços a todos os habitantes do planeta, caso isso fosse possível não haveria necessidade de outras empresas estarem no mercado, e como a concorrência é o maior referencial para o desenvolvimento, fica evidente que o momento atual da empresa é um fator que embasa a criatividade e faz com que a criação em si tenha referências sólidas e aplicáveis.