20 de agosto de 2012

Integração de tecnologia e conhecimento como diferencial produtivo em Marketing

A tecnologia pode se tornar essencial em determinados modelos de negócio, mas poucas empresas se dão conta de que os investimentos em treinamentos e capacitação de colaboradores ainda são, e na verdade sempre serão, os melhores meios para que a organização evolua, cresça e continue oferecendo seus produtos e serviços aos consumidores.
Existem mercados que possuem uma cultura que engloba o conhecimento e sua aplicação direta na criatividade como forma de diferenciação e vantagem competitiva global, mesmo quando há um direcionamento às tecnologias mais desenvolvidas no lugar dos colaboradores.
E o que mais chama a atenção é a capacidade com que muitas empresas trocam pessoas diariamente por acharem que possuem as melhores tecnologias e que a partir daí não precisam mais de colaboradores capacitados, apontando para uma lacuna que se abre e oferece um mercado ainda maior aos concorrentes, já que as empresas que não pensam agem por impulso e acreditam que algumas informações mecanizadas já são suficientes para que elas operem normalmente.
Isto ocorre porque a ignorância domina estes ambientes organizacionais, sem margem para que o conhecimento seja distribuído, e então surgem a soluções paliativas que só jogam as dificuldades para amanhã, e é assim que a organização age todo o tempo, pois não investe nas pessoas e as julga desnecessárias.
A partir daí tudo o que acontece é reflexo direto de decisões tomadas com base no achismo, sem dados estatísticos e visão de mercado, colocando a organização como a única solução para qualquer cliente, quando na verdade ela é completamente descartável e só ocupa lugar no mercado.
Então o desenvolvimento é visto como um entrave que bloqueia o funcionamento das empresas, porque faz com que as pessoas tenham ideias, queiram melhorar o que já é produzido e geram a necessidade de investimentos, mas como as empresas incompetentes não gostam de melhorar tudo é visto como custo.
Por essa razão muitas organizações não compreendem que devem alinhar o uso das tecnologias com a capacidade de seus colaboradores as usarem, e aí são gerados conflitos desnecessários, pois nos mais altos níveis hierárquicos existem suposições que não se aplicam mais no mundo atual, e desta maneira muitas empresas desaparecem do mercado, para a sorte do consumidor.
Neste mesmo instante há também o desinteresse dos colaboradores em participar mais ativamente de qualquer projeto da empresa, pois nenhuma ideia é bem recebida, tudo parece já resolvido e os clientes vão desaparecendo, sinal de que as próprias pessoas já não se interessam mais por esta empresa e que já encontraram uma organização melhor para lhes fornecer um produto ou serviço, e que ainda conta com a participação de muitos colaboradores que estiveram do outro lado, mas que encontraram as oportunidades certas quando deixaram para trás a empresa que não quer evoluir em nenhum sentido.