18 de agosto de 2012

Investimentos e decisões baseadas na melhoria contínua das empresas como estratégia de Marketing

Decisões tomadas sem o uso do conhecimento favorecem os concorrentes mais inteligentes, deixando espaço para que estes busquem seus clientes e façam um trabalho assertivo de maneira precisa e efetiva, pois não baseiam suas escolhas em achismos sem fundamento e que partem de mentes que pouco compreendem a realidade do mercado, gerando devaneios que consomem recursos e afastam os melhores colaboradores da participação direta da criação de produtos e serviços ou do relacionamento com os clientes.
Diariamente muitas empresas escolhem deixar suas decisões nas mãos de pessoas despreparadas, que não sabem controlar impulsos e só colocam abaixo tudo o que é produzido pelos outros, demonstrando que a falta de conhecimento é o melhor que podem fazer, ignorando o mundo real e partindo para escolhas fantasiosas e utópicas.
Neste mesmo instante os concorrentes inteligentes estudam meticulosamente o mercado, avaliam todo o conhecimento já existente em seu interior e faz com que a possibilidade de ampliá-lo, e atualizá-lo, seja real, conduzindo o negócio no mesmo compasso evolutivo do mercado.
Por esta razão tudo é conduzido de forma extremamente integrada, cada uma das áreas possui seu próprio foco e mesmo assim contribui para o andamento das atividades das demais de maneira simples e efetiva, sem que haja descompasso entre as ações e prejuízo para a organização como um todo.
Mesmo assim muitas empresas acabam por optar por um caminho que iniba toda e qualquer ação que traga desenvolvimento, reduzindo ao máximo todos os investimentos e proibindo seus colaboradores de pensar, partindo do ponto que a responsabilidade de desenvolvimento da empresa não é um fator a ser levado em consideração, mesmo parecendo uma utopia aplicada na prática.
Mas para o bem estar do mercado existem organizações que se disponibilizam a evoluir, criam ciclos de desenvolvimento que envolvem seus colaboradores e investem pesadamente em treinamentos, estudos e pesquisas que venham a tornar cada ponto uma vantagem competitiva praticamente insuperável pelos seus concorrentes.