26 de agosto de 2012

O comportamento das organizações diante do seu desenvolvimento contínuo em Marketing

A história de uma empresa é escrita diariamente, no contato de seus colaboradores, na inovação proposta pelos mesmos e no relacionamento com seus consumidores, levando-se em conta também os concorrentes, as mudanças ocorridas e nos avanços que dão os novos tons do desenvolvimento necessário para que a organização permaneça ativa no mercado, entregando aos seus clientes os melhores produtos e serviços.
Diariamente as empresas podem optar por deixar em branco o hoje e viver presas em um passado que não tem sustentação suficiente para permitir que haja um futuro.
Isto também revela que o preparo das empresas é algo deixado de lado, enquanto as melhores organizações têm a certeza de que jamais estarão prontas, aquelas que são dominadas pela ignorância acham que já sabem tudo e que nada afeta o seu desempenho, e aí já são expostos os pontos mais frágeis da organização, partindo de uma cultura em que nenhuma afirmação se sustenta e causa desconforto entre os colaboradores.
Então nenhuma ação é efetivamente pensada dentro destas empresas, enquanto as melhores já trabalham com a melhoria de uma solução, tendo como foco o aproveitamento máximo das informações coletadas, atualizando as já existentes e transformando-as em conhecimento aplicado no quotidiano, abrindo novas portas e satisfazendo consumidores.
Por isso o comportamento das melhores empresas é totalmente distinto, sem deixar que a mesmice inunde o ambiente e permitindo que o achismo fique para seus concorrentes que não buscam criar uma única solução sequer, evidenciando uma visão ampla e dedicada que torna viável a contribuição de cada colaborador.
Mas este comportamento também pode trazer dificuldades de adaptação aos colaboradores, pois nem todos foram instruídos a se desenvolver, um fato que é comprovado pela ignorância contida em declarações de que uma pessoa é criativa e a outra não, quando no fundo todas as pessoas são criativas, mas cada uma de uma forma diferente, apontando para uma padronização da incompetência que se instala em um mercado onde todos devem saber as mesmas coisas e só fazer a mesma coisa durante toda a vida, e por isso mesmo o próprio mercado não se desenvolve e é refém de decisões externas.
E aí também ficam as decisões que são tomadas por mercados inteligentes, que auxiliam as empresas a ter um espaço ideal para atuar, mesmo parecendo uma utopia em dados locais, mas que é uma realidade aplicada e confirmada, além de contar com os concorrentes na figura de maiores influenciadores de melhorias e desenvolvimento de soluções.
A partir daí a capacidade organizacional mantém duas bases em seu gerenciamento, a que torna uma base mais sólida a cada dia e outra que a mantém presente na atualidade, acompanhando o pensamento e os desejos dos consumidores.