19 de agosto de 2012

O conhecimento inserido na construção das estratégias e no desenvolvimento organizacional em Marketing

Elaborar uma estratégia vai além do achismo empregado pela maioria das empresas, colocando o conhecimento na base estrutural da organização, fazendo com que este diferencial traga mais valor agregado aos produtos e serviços, delineando cada ação com fundamentos reais e que envolvem as mais diversas variáveis existentes em um mercado, levando-se em conta também o que a própria organização pode fazer por ela mesma, quais são os próximos passos a serem dados e como seus colaboradores participarão mais ativamente das decisões que permitem um relacionamento interno concreto e que chega ao consumidor como um canal de troca de informações muito mais efetivo.
Muitas empresas não enxergam o quanto deixam de ganhar diariamente, especialmente quando o assunto é um bem intangível, e o relacionamento interno e com o consumidor é o maior deles, pois ali constam as informações necessárias para a empresa crescer no mercado, tomando uma posição de controle sobre suas decisões, na maneira como seu cliente receberá novos produtos e serviços e por quanto tempo este contato será efetivo.
Mas o que muitas empresas não compreendem é muito simples de ser feito, e aí é que começam as complicações para as organizações desprovidas de conhecimento, pois o relacionamento é baseado em comunicação, mas para se comunicar adequadamente é preciso conhecer bem seu cliente, e isto já se inicia quando a organização reconhece que seus colaboradores são seus primeiros consumidores, e então mais e mais variáveis preenchem as lacunas que permitirão às empresas da simplicidade com que deve tratar todas as suas ações.
Mesmo assim o simplificado é tratado com descaso, as empresas não sabem como fazer tudo da forma mais simples, preferem complicar o que é fácil e depois correm desesperadamente atrás de consumidores, sem saber como se comunicar com eles, sem saber o que dizer e o que estão fazendo, por mais difícil que possa parecer.
Então é possível já vislumbrar o que diferencia as melhores empresas das demais, a simplicidade não significa piorar seus produtos e serviços, mas torná-los diferenciados nas mãos dos consumidores, só que atualmente o mercado parece comportar poucas inovações, as cópias consomem os investimentos que são minimizados pelo desinteresse em investimentos que tragam novas informações e que façam a empresa trabalhar em algo inovador realmente.
Desta maneira é possível observar que as mentes por trás de muitas empresas são limitadas demais, não enxergam o óbvio e seguem os passos dos concorrentes, sem questionar se a empresa sabe fazer o que o concorrente faz e se as pessoas dentro da organização estão aptas a desempenhar aquelas tarefas com a mesma habilidade que as dos concorrentes, tornando o desenvolvimento descartável e priorizando apenas a mecanização de processos, sem evoluir.