25 de agosto de 2012

O conhecimento na elaboração de padrões organizacionais em Marketing

Determinados padrões são aceitáveis quando existe o compromisso organizacional com a excelência, mas também são notados padrões que estabelecem níveis em que a mediocridade já seria um avanço para a empresa, tratando tudo de forma semiamadora e enfatizando cada vez mais que seus clientes são escravos de suas decisões, enquanto que as empresas inteligentes trabalham com melhorias que acompanham a capacidade evolutiva conjunta de todas as áreas, levando em conta cada uma das experiências organizacionais e de seus colaboradores efetivamente.
Muito do que é produzido pelas empresas pode contar com uma forma padronizada, seguindo processos que se conectam e culminam em produtos ou serviços, mas existem organizações que desconhecem a interação com o consumidor, o relacionamento com os colaboradores e traduzem suas ações em amontoados padronizados que são sustentados por âncoras que não permitem o desenvolvimento.
Neste mesmo conjunto de variáveis é necessário incluir o próprio pensar, que deve seguir cada uma das instruções à risca, colocando em xeque cada uma das ideias que surgem e podem promover uma inovação.
Isto também acontece quando a empresa perde sua personalidade, pois o hábito de copiar a concorrência é tão mecânico que sair destes trilhos é praticamente impossível, e então os concorrentes é que determinam até que ponto a empresa pode ir, quais clientes pode atender e ainda retiram todos os colaboradores que pensam de dentro destas organizações estáticas.
Então é possível entender como algumas empresas assumem a vanguarda do mercado por abrirem suas mentes e deixar que padrões sejam aplicados em linhas de produção, para manter a qualidade e não gerem mecanizações de interação com os consumidores, evidenciando uma preocupação real com o relacionamento e tornando perceptível o respeito aos colaboradores e suas ideias.
Com isso há também um ganho em oferta de soluções, a obviedade é anulada pela criatividade e cada colaborador sabe de seu compromisso com as inovações e que a ação individual resultará em parte de um processo que chega às mãos dos clientes como produtos e serviços.