14 de agosto de 2012

O reflexo da cultura nas ações das empresas e a oferta de produtos e serviços em Marketing

Conhecer os colaboradores é vital para qualquer empresa, mas poucas sabem realmente quem são as pessoas que diariamente estão executando suas tarefas, algo que parece contraditório e no fundo só demonstra que cada pessoa é vista como uma peça que pode ser trocada a qualquer instante, pois o valor de cada uma das habilidades dos colaboradores é fictício, já que existem bilhões de pessoas no planeta que podem ocupar aquela posição.
Empresas despreparadas e descartáveis criam máximas que são mentiras que vão virar verdades em um mercado, até mesmo em um segmento ou de um setor por completo, mostrando claramente que a incompetência assume uma posição mais valorizada e encanta aqueles que gostam de enganar os consumidores.
O interessante é que estas organizações iludem a si e aos clientes, passando por momentos em que tudo é perfeito, que não existem problemas ou que a empresa já passou por dificuldades, que teve que buscar uma solução, e aí o consumidor é alvo de uma armadilha imensa e que o faz refletir antes de adquirir um produto ou serviço.
Mas isto passa despercebido pelas empresas que não sabem fazer acontecer, isso é fruto de uma utopia, pois trabalhar corretamente não é importante, produzir conforme a empresa consegue entregar também, e então se cria a culpabilidade dos outros, pois a empresa jamais será culpada por oferecer produtos e serviços ruins, ainda mais quando um concorrente prefere valorizar as pessoas e entrega aos clientes mais do que um momento de troca de dinheiro por um produto ou serviço.
Então o conhecimento acaba isolado, as pessoas são usadas como peças sobressalentes o tempo todo, mas quem deve realmente querer crescer fica estagnado, parado no tempo por ter um simples cargo associado a sua personalidade, e é aí que reside o maior dos desconhecimentos, que é repassado para tudo e todos da empresa.
Desta forma o negócio deixa de ser a forma como a empresa pode evoluir, é algo que está ali gravado em um pedaço de papel e que não faz a menor diferença, pois nada é feito para melhorar, apenas para enganar colaboradores que estão frente a frente com o consumidor e omitir qualquer informação real destes mesmos colaboradores, criando um ciclo, vicioso, que delimita toda e qualquer chance desta empresa evoluir.
Mas também é preciso entender que estas organizações são reflexo direto da cultura local, e se as pessoas não possuem o mínimo discernimento já contribuem para que sejam iludidas, como faz todos os dias, e por isso as piores empresas seguem vivas no mercado, sem que aqui seja aplicado um conceito de culpa, mas uma constatação simples e direta do que é produzido em um mercado.
Então é preciso levar em conta também o outro lado, pois sempre existirão empresas que optam por fazer seu máximo, conhecendo seus próprios limites, e isto não é vergonhoso, mas uma demonstração de respeito pelo consumidor, já que a empresa não oferecerá o que não pode entregar, mas são poucas as que possuem coragem para fazê-lo.
Também pode ser notado que nas melhores empresas existem ações que as fazem assumir os erros, que não tentam trocar constantemente seus colaboradores com base em um mentira, dizendo que naquele modelo de negócio isso é natural, quando na verdade são as empresas daquele setor, em sua maioria, que não sabem lidar com as pessoas, tanto colaboradores quanto consumidores.