10 de agosto de 2012

O relacionamento das empresas com as oportunidades de mercado e o conhecimento em Marketing

Satisfazer o consumidor não é uma prática comum em todas as empresas, que preferem ignorar como as pessoas pensam, o que realmente desejam e quais são os benefícios que devem estar inclusos em cada produto ou serviço oferecido, integrando todo o ciclo que envolve uma venda e gerando oportunidades para que o cliente retorne em breve.
Muitas organizações deixam passar as melhores oportunidades por não compreenderem a razão pela qual existem, como devem se relacionar internamente e como interagir com os consumidores, fazendo com que uma enorme confusão seja fruto da migração de clientes para os concorrentes mais bem preparados.
Isto acontece devido à falta de conhecimento, de uma incapacidade de análise real de cenários, de cada desejo que pode ser atendido e do que deve oferecer como valor agregado, desde que o consumidor o perceba como tal.
Então cada ação é baseada em valores e culturas que tornam tudo substituível em empresas que não sabem responder os porquês, e isto não é raro, é tão comum que chega a passar despercebido pelos olhos dos colaboradores, que são incluídos em uma cultura onde perguntar é proibido.
Partindo deste ponto é possível entender o que diferencia uma empresa semiamadora das demais, pois o fruto da excelência buscada diariamente é percebido pelo consumidor quando adquire um produto ou serviço, e a razão pela qual ele sempre vai até as melhores está ligada diretamente ao que ele recebe em um primeiro contato, e que vai da atenção e do cuidado que a organização tem para com seus clientes.
Enquanto isso as organizações semiamadoras continuam a culpar seus concorrentes pelos fracassos diários, por ações que elas só tomam quando as portas já estão prestes a se fechar, tomando decisões equivocadas e que não levam em conta o conjunto organizacional inexistente que foi cultivado por longos anos sem que o conhecimento pudesse adentrar pelas portas da empresa.
E com isso as organizações inteligentes acabam ganhando mais terreno, inserindo diariamente novas informações àquilo que pode ser usado e transformado em diferenciais perceptíveis aos olhos do consumidor, criando também uma fidelidade da empresa para o cliente, agregando valor ao que é produzido e deixando que o relacionamento, tanto interno quanto externo, abra mais portas e oportunidades de satisfação para ambos os lados, diferentemente das empresas semiamadoras que só enxergam o lucro imediato e desaparecem rapidamente do mercado.