16 de agosto de 2012

Percepção e aplicação do desenvolvimento no dia a dia organizacional e na diferenciação estratégica de Marketing

Sair na frente da concorrência é o desejo, e até mesmo objetivo, de cada organização que ocupa um lugar no mercado, mas poucas se preparam corretamente, avaliam suas limitações e levam em conta o que o seu cliente deseja realmente, fazendo do mercado um território repleto de empresas que não fazem sentido e que deixam a desejar quando o assunto é relacionamento interno e com o consumidor em si.
Por mais que diariamente muitas empresas tentem se colocar em uma posição inovadora e vanguardista não é isso que é percebido pelos colaboradores e consumidores, especialmente para quem lida diariamente com situações onde o desejo de melhorar é frustrado por mentes menos capazes de aprender e que ocupam posições que sempre cortam toda e qualquer oportunidade de se fazer o melhor.
Esse comportamento é percebido pelos colaboradores que deixam de participar, de criar e até mesmo de se esforçar mais, criando um ciclo fechado que não oferecem saída, colocando todos dentro de uma mesmice que corrói o conhecimento e afeta drasticamente as ações que têm como premissa inovar.
Só que ainda assim os colaboradores criam, não mais para a empresa, mas para si e quem sabe até para o concorrente, que atrai as atenções quando oferece um tratamento digno e voltado ao crescimento organizacional, algo raro e que só existe em empresas que vivem no presente e acompanham seus consumidores de perto.
E aí são iniciados processos que criam ciclos de desenvolvimento, que investem no treinamento e preparo dos colaboradores, deixando-os livres para pensar, para criar e trazer novas respostas para questões que muitas empresas julgam já respondidas, e por isso estas organizações desaparecem do mercado.
Então a relação interna começa a ser um diferencial pouco explorado pela maioria das empresas, que optam por delimitar tarefas e não entendem a integração de cada ação que resulta em um produto ou serviço adquirido pelo consumidor final, e como é perceptível existem poucas organizações que levam em conta e a sério sua existência e a razão pela qual estão no mercado.