3 de setembro de 2012

Autoconhecimento e integração das áreas no desenvolvimento organizacional em Marketing

A falta de conhecimento da própria empresa é efeito da criação de departamentos que não podem se comunicar, que são intocáveis e jamais poderão conversar entre si, gerando assim uma cultura organizacional que reduz as oportunidades de mercado, o desenvolvimento de novas soluções e uma interação maior entre as pessoas, que tem como consequência um relacionamento com o cliente efetivo.
Empresas que não são dominadas pelo autoconhecimento criam divisões inadequadas à atualidade, que deixam um departamento como o único a ser responsável pelas conquistas de mercado, revelando também que o melhor é o desaparecimento destas organizações.
Isto acontece porque há um despreparo elevado ao melhor que pode ser feito, trazendo o pior possível e tornando-o a referência das ações, fato que gera insatisfação nos colaboradores e mostra que o achismo, forma como tudo é medido, estudado e praticado, domina o ambiente.
Enquanto isso ocorre existem empresas que optam por criar um conhecimento comum a todas as áreas, deixando claro que a troca entre elas é fundamental para a criatividade, inovação e alcance da excelência plena, colocando em primeiro plano o relacionamento entre as pessoas e, posteriormente, com os clientes.
Agindo desta maneira a empresa consegue encontrar soluções para qualquer questionamento dos clientes, saindo do nível de desinformação baseado em achar e se colocando em um patamar que é baseado no conhecimento que gera dúvidas e traz a necessidade de novos estudos e pesquisas, pois a empresa sempre tende a criar níveis de desenvolvimento contínuos sem precisar apagar sua história.
Então tudo passa a ser pensado coletivamente, integrando processos e buscando novas soluções que serão aplicadas internamente e também serão oferecidas ao consumidor, trazendo mais oportunidades de desenvolvimento e colocando no mercado produtos e serviços melhores.