21 de setembro de 2012

Canais, comunicação e direcionamento de informações no ambiente interno em Marketing

Há inúmeras maneiras para as empresas construírem seus canais internos de comunicação, tendo como foco o aproveitamento máximo das informações e colocando-as à disposição dos colaboradores com o máximo de rapidez e precisão, gerando assim um ciclo contínuo de atualização e aproveitamento do conhecimento.
Direcionar as informações de maneira adequada é um processo que deve ter como princípio a distribuição do conhecimento e a ampliação da compreensão plena de cada ação a ser tomada com a análise efetuada.
O que torna o direcionamento mais eficaz é a capacidade com a qual a empresa compreende seu próprio funcionamento, como as áreas estão integradas e que, uma mesma informação, pode ser relevante para muitas áreas, pois o trabalho exercido sempre terá como foco principal o produto ou serviço.
Além disso, é necessário contar com canais que aproveitem ao máximo a circulação das informações, que torne esta distribuição cíclica e focada com tal precisão que todas as áreas enxergarão os resultados de suas ações nos produtos ou serviços entregues aos consumidores.
Mas mesmo assim é muito importante entender como as informações poderão ser aproveitadas, pois nem todas as informações são pertinentes e utilizáveis, já que muito do que chega às organizações deve passar por filtros inteligentes, para que barrem o desnecessário e aloquem corretamente o conhecimento em suas respectivas áreas.
Então a criação de produtos e serviços vai além das suposições usadas por muitas empresas, já que achar que algo dará certo é um fato corriqueiro nas organizações despreparadas, mas colocadas em um patamar acima de tudo e de todos, tendo como resultado o desaparecimento destas empresas para o bem do mercado.
E desta maneira as empresas que pensam analisam de forma mais ampla todos os estudos, cada uma das informações relevantes e não brincam de adivinhação como as empresas do achismo absoluto, colocando o conhecimento em evidência e criando produtos e serviços melhores ao longo de muitos anos, sem perder de vista a comunicação interna ou limitá-la a mera troca de dados sem sentido algum.