1 de setembro de 2012

Comunicação, soluções e relacionamentos com foco na melhoria contínua em Marketing

Tornar a comunicação interna e com o consumidor mais simples e efetiva é uma ação que está ligada diretamente com o nível de conhecimento das empresas, que diariamente podem fazer uso de muitas ferramentas de maneira efetiva ou apenas enviar uma mensagem vazia e que em nada chama a atenção de seus colaboradores e clientes.
Muitas empresas acham que se comunicam com seus consumidores, deixando a desejar em pontos simples, partindo para informações desnecessárias e descartáveis, pois a visão da empresa não acompanha o mercado e seus clientes, indo contra toda e qualquer oportunidade de criar vínculos com as pessoas, que depois se transformam no relacionamento e passam para o nível mais elevado que é a fidelidade.
Então o que se percebe é a falta de conhecimento dominando a organização, o achismo cria ilusões que preenchem o ambiente interno e se tornam verdades que dão ao concorrente mais espaço para atuar, pois estes acabam por basear suas ações em um mundo real.
Além das fantasias utópicas criadas pelas pessoas que teoricamente dão o rumo às empresas, é possível confirmar que seus colaboradores são incentivados à produção, sem que possam expor qualquer melhoria ou inovação.
E o mais interessante é a incapacidade destes supostos decisores em enxergar que o mercado mudou, e que suas ações repetidas ao extremo são âncoras que não agregam nenhum diferencial àquilo que é feito, enquanto que os concorrentes mantiveram a excelência já oferecida e ainda melhoraram todo o ambiente, sua produção e o conhecimento das pessoas, possibilitando assim a inovação com muito mais criatividade e assertividade.
Neste mesmo embalo as empresas inteligentes sabem que precisam melhorar a cada instante, que sua produção sempre poderá ser melhorada, inovada e renovada, pois não são apenas produtoras.
Então o que resta às demais empresas que vão empobrecendo seu conhecimento ao longo dos anos é ficar à sombra das melhores organizações, deixando que estas determinem como o mercado deve fluir e quais são os espaços que as empresas que não se comunicam adequadamente devem ocupar.