5 de setembro de 2012

Estruturação, direcionamento e aplicação de informações dentro das organizações em Marketing

O destino dado às informações dentro das empresas é um processo que deve ser estruturado como um integrador de áreas, direcionando-as aos respectivos colaboradores e colocando-os em contato para que retirem o máximo daquele conjunto de dados que permitirão criar produtos e serviços melhores, mantendo um relacionamento interno melhor e gerando um aproveitamento maior de toda a criatividade, incentivando seus colaboradores a pensar e trocar ideias entre si.
Direcionar informações é um processo que recebe pouca atenção dentro das empresas, pois a visão míope trata este procedimento como uma arma ou bomba prestes a explodir, por exigir um preparo organizacional maior, contar com a integração das áreas e tornar a criatividade mais presente no dia a dia de todos.
Isto acontece sempre que a empresa não é preparada para lidar com o mercado, evitando que novas informações sejam agregadas ao conhecimento já existentes e formem novos conceitos, criem o desenvolvimento de soluções e até apliquem os mais diferenciados conhecimentos em locais inicialmente não imaginados.
Por esta razão poucas empresas conseguem um lugar de destaque, valorizando a troca de informações e ideias, gerando razões para que os colaboradores participem mais ativamente de processos que priorizam a inovação, abrindo oportunidades no mercado e se aproximando cada vez mais dos consumidores.
Mas mesmo assim alguns cuidados devem ser tomados, especialmente no que tange às informações que entram no ambiente e circulam entre as áreas, já que nem todas as informações são aplicáveis e muitas delas só trarão resultados positivos quando aliadas àquelas já existentes em outras áreas ou em contextos já difundidos dentro da organização.
Então todo o fluxo de distribuição das informações une as áreas e conecta diferentes conhecimentos, traz maior interação entre os colaboradores e faz com que mais respostas sejam encontradas em um tempo reduzido, com maior efetividade e transformação de meros dados isolados em produtos e serviços adquiridos por seus consumidores.