25 de setembro de 2012

Inovação e referências na consolidação da excelência organizacional em Marketing

Muitas empresas exigem de seus colaboradores inovações, mas nada fazem para contar com uma base de excelência, deixam seus processos completamente desprendidos de padrões e apenas enxergam a si próprias como produtoras, uma visão completamente inadequada à atualidade, demonstrando que o conhecimento sequer adentrou seu ambiente e é expurgado completamente.
Contar com determinados padrões favorece as empresas inteligentes na criação e manutenção da excelência organizacional, tanto em seus processos, como na aplicação do conhecimento até a chegada dos produtos e serviços aos consumidores que, invariavelmente, acabam fidelizando a organização aos seus desejos.
Enquanto isso ocorre é também possível constatar que a empresa é preparada para inovar, que todos os seus produtos e serviços estão nivelados em um nível de excelência superior ao dos concorrentes e que passam a fazer parte da vida dos colaboradores e clientes de uma forma muito mais efetiva, criando um motor para o desenvolvimento muito mais preciso e forte.
Mesmo assim muitas empresas podem se descuidar e então acabam por enfrentar dificuldades, algo que em certas vezes pode ser contornado, mas em outras é o fim de uma organização, e até serve como um aprendizado àqueles que colocam o conhecimento em primeiro lugar, evitando a repetição de equívocos e fazendo dos estudos e pesquisas a melhor fonte de referência, mesmo quando esta referência vem dos concorrentes.
E com isso as ações destas empresas passam a serem mais precisas, as variáveis analisadas são muito mais profundas, e o aprendizado é compartilhado entre os colaboradores com a finalidade de estabelecer mais referenciais para a criatividade, colocando em pauta a distribuição de informações de forma ordenada e coordenada, para que nenhuma informação importante seja perdida.
Assim também fica evidente a dedicação de muitas organizações para manter a excelência em seus ambientes, trazendo novos conhecimentos para complementar aquilo que a empresa já sabe e tornando viável o fluxo de troca de informações entre as áreas, bem como o recebimento contínuo de novos dados do ambiente externo, para então filtrar o que é realmente aplicável e faz parte de todo o ciclo evolutivo natural das organizações inteligentes.