13 de setembro de 2012

O conhecimento territorial e o desenvolvimento organizacional em Marketing

Conhecer bem o território em que atua permite às empresas criar ferramentas que ampliem o contato com os clientes, que elaborem produtos e serviços melhores e criem estratégias refinadas e assertivas.
Acompanhar o momento do mercado faz com que a empresa se torne viva, que sempre evolua e faça uso do conhecimento já adquirido para colocar em evidência a excelência e fazê-la parte integrante de cada nova ação.
Mas o que se percebe realmente é a falta de sentido na tomada de decisões, colocando o achismo sobre tudo, partindo de escolhas sem lógica e que ignoram o contexto do resultado, mostrando que o despreparo domina o ambiente organizacional e faz com que tudo se transforme em um mero jogo.
Então o suposto jogo sempre fará a empresa trocar o caminho escolhido, indo de um lado para o outro e não fixando um objetivo concreto e sério, deixando transparecer o semiamadorismo.
E a partir daí os concorrentes passam a contar com uma vantagem competitiva ganha de presente, pois a incompetência que assola milhares de empresas deixa livre o caminho para que as organizações um pouco melhor preparadas tenham controles e domínios facilitados.
Sendo assim é fácil notar que as empresas que dão um passo à frente conseguem um lugar melhor, podem definir como o mercado irá se desenvolver e determinam até que ponto as demais organizações podem chegar, mesmo parecendo que isto não é possível, mas é uma realidade, pois os consumidores mais interessantes ficam com as melhores empresas.
Diante desta configuração de mercado também é possível constatar que poucas empresas conhecem o mercado verdadeiramente, pois buscam atualizar suas informações constantemente e dão destino certo ao que recebem, administrando todas as conexões entre suas áreas e formando um conjunto muito mais forte e alinhado com os desejos dos clientes por meio de produtos e serviços.