23 de setembro de 2012

O crescimento de mercados com base no desenvolvimento contínuo em Marketing

Nenhuma empresa vira referência no mercado sem conhecimento, criando situações em que somente o que há de pior é valorizado, mas isto só ocorre em mercados inteligentes e desenvolvidos o suficiente para inibir a simples criação de algo que será um prejuízo a todos, sem exceção.
Ter consciência de que a base das empresas inteligentes é o conhecimento é um ponto que pode ser visto como básico, mas não é o que ocorre em mercados onde não há valorização ao desenvolvimento, às pesquisas que permitem criar mais soluções do que os concorrentes de outras regiões, e ainda passam a eliminar todas as organizações que possuem um grau de desenvolvimento maior, criando um ciclo, vicioso, baseado em apenas produzir produtos primários e sem valor agregado.
Isto ocorre porque a cultura daquele mercado é desprovida de conhecimento, estudos e pesquisas são manipulados para fantasiar um cenário positivo quando no fundo nenhuma informação é confiável, mas como o mercado, por meio das pessoas, também é extremamente limitado, tudo parece ideal.
Então os concorrentes de outras localidades podem até ter iniciado suas atividades em um período posterior e ainda assim conseguir um desenvolvimento que os colocam na vanguarda do mercado global, e ainda assim alguns mercados sempre serão reféns de si próprios por evitarem a todo custo o desenvolvimento.
Desta maneira passam a existir invencionices que beiram o ridículo e ainda deturpam o cenário atual, colocando a culpa sempre em um determinado grupo que sempre optou pelo desenvolvimento, que não deixou de investir em estudos e pesquisas, que conhece muito bem todo o cenário global e faz praticamente o impossível para dia após dia manter suas portas ainda abertas.
Mas como as pessoas daquele local não possuem conhecimento é muito simples iludi-las com achismos, criando muitos obstáculos para que o desenvolvimento não chegue ou sequer se aproxime do conhecimento das pessoas, criando barreiras intransponíveis e freando toda e qualquer possibilidade de desenvolvimento real, nivelando a qualidade pelo que há de pior, enquanto que nos mercados inteligentes o nivelamento é pelo melhor.
A razão pela qual isto é feito também coloca em risco a cultura local, pois as próprias pessoas passam a não ter referências positivas e abandonam todos os conceitos que visam fazer o melhor, fazendo daquele mercado refém de si próprio e dos demais mercados, pois nada é criado, tudo é inventado e só resta virar um mero produtor de cópias daquilo que os concorrentes produzem.