24 de setembro de 2012

O foco da estruturação organizacional e as pesquisas de Marketing

Empresas estruturadas de maneira inteligente optam por contar com colaboradores preparados para enfrentar os mais diversos desafios, incluindo o próprio relacionamento interno, que abre inúmeras oportunidades de mercado ao trazerem para dentro da organização uma visão diferenciada e atualizada do cenário.
A diversidade de conhecimentos em uma empresa permite que haja um desenvolvimento muito mais rápido, com mais variáveis analisadas ao mesmo tempo e com uma precisão temporal muito maior, sem que para isso seja necessário prender os clientes.
Também é preciso tornar a comunicação interna mais eficaz, algo que consome dedicação, determinação e disciplina por parte de todos, e tem como resultado produtos e serviços que encantam os consumidores, pois a troca de informações em qualquer empresa sempre gerará o que de melhor ela pode produzir, desde que haja um foco bem definido e todos compreendam realmente o que resultará de seus esforços individuais.
Mas ainda assim existem organizações que buscam criar paredes invisíveis em seu interior, não deixando margem para uma simples conversa entre os colaboradores, onde o consumidor é apenas um fornecedor de dinheiro que é usado por determinado tempo e depois pode ser descartado por não trazer mais lucros para a organização.
E além desta visão míope ainda existem empresas que evitam se antecipar às dúvidas dos clientes, que preferem aguardar o contato dos consumidores para então buscar uma resposta, e isto é apenas uma parte do cenário completamente desconexo da realidade que se apresenta, pois a comunicação com os clientes torna viável o relacionamento duradouro, a criação de novos produtos e serviços e a manutenção da existência da própria empresa.
Em contrapartida as melhores empresas investem maciçamente na comunicação interna, em pesquisas e estudos que contribuirão para um desenvolvimento continuado e alinhado com o presente, saindo da posição de mera fornecedora de produtos e serviços para se tornarem parceiras dos clientes por muitos anos.