7 de setembro de 2012

Oportunidades, inteligência e desenvolvimento integrado das habilidades e tecnologias como diferencial estratégico de Marketing

O desenvolvimento tecnológico é uma das constantes com que as empresas lidam diariamente, tendo que evoluir ao mesmo tempo, preparar seus colaboradores para que estejam aptos a conviver e aproveitar ao máximo cada inovação, deixando que o conhecimento abra novas oportunidades e a criatividade amplie os horizontes.
Evoluir é algo natural, especialmente dentro de empresas inteligentes, que não se apegam a um determinado conceito de forma eterna, atualizando-o continuamente e trazendo também todas as experiências de seus colaboradores para o aprendizado.
O que mais chama a atenção é que ainda existem empresas que relutam em preparar seus colaboradores, que acham que as pessoas não sabem nada até entrar na organização e que jamais poderão estar certas, demonstrando claramente que há um completo desconhecimento da realidade por parte daqueles que comandam a organização.
Isto ainda fica mais grave quando o achismo é parte do discurso daqueles que deveriam ter conhecimento, partindo para suposições completamente vazias e fazendo com que a empresa que está em um mercado onde o desenvolvimento tecnológico é vital vá à contramão de tudo, criando retrabalhos desnecessários, colocando seus colaboradores como pessoas que devem funcionar como máquinas e ainda declaram que colaboradores não existem.
Esta mentalidade antiquada revela que os primeiros despreparados são aqueles que ocupam os cargos que tomam decisões importantes, e se estas pessoas não conseguem aprender o melhor que pode acontecer é o fechamento da empresa, o que para alguns pode parecer espantoso, pois irá gerar o desemprego, mas no fundo o bem estar daqueles colaboradores será maior e todos serão tratados como seres humanos, pois as piores empresas devem sair de qualquer mercado.
Além disso, todas as decisões importantes também são tratadas com achismos, o próprio discurso dessas empresas é achar que pode ser a melhor empresa do planeta tendo as piores condições, gerando assim uma condição escravagista e não de trabalho, entrando também em assuntos muito mais delicados que passam pelo tratamento completamente desconexo da realidade e que acumula muita insatisfação dos colaboradores e clientes.
Então este comportamento é também o que leva os consumidores e colaboradores para empresas que investem em seu desenvolvimento, que agem dentro da realidade e fazem por merecer cada oportunidade encontrada, revelando que aprendem diariamente e que as decisões mais importantes são tomadas por pessoas inteligentes, contando ainda com as referências internas que não se limitam a cargos hierárquicos, revelando assim que a organização trabalha de forma integrada e para seu desenvolvimento pleno.
E desta maneira os colaboradores passam a enxergar que suas tarefas vão além do que visualizam inicialmente, conectando-se com as demais e enfatizando o aprendizado mútuo entre os colaboradores, com um posicionamento relevante diante da evolução, pois convivem com pessoas e incentivam a participação em todos os projetos, assim como o discurso de todos será o mesmo, sem que isso seja uma imposição, mas uma ação inteligente que mostra a sinergia e sincronismo de ações e pensamentos.
Além disso, é preciso observar também que as empresas inteligentes jamais deixarão o foco principal do seu negócio na mão de outras empresas, o core business é estratégico e aponta que a inteligência está presente naquele ambiente, já que a empresa presa pela excelência e a coloca em primeiro plano, sem a menor chance de negociação, levando consigo a qualidade, que também é tratada como um dos suportes da existência organizacional e está presente em cada detalhe, ratificando que a melhoria contínua é fator determinante para a existência da empresa e os treinamentos dos colaboradores são criados de forma a aproveitar ao máximo cada habilidade, para que elas sejam desenvolvidas ainda mais e criem oportunidades reais, enquanto que as empresas incompetentes farão treinamentos que tentarão fazer um colaborador ser bom naquilo que é um ponto fraco, perdendo tempo e deixando as melhores empresas com mais vantagens competitivas do que anteriormente.