13 de outubro de 2012

A diferenciação das organizações inteligentes em Marketing

Ignorar a integração das organizações com todo o mercado é muito usual para a empresa que não sabe qual é a razão de existir da organização, fazendo das decisões completamente deslocadas da realidade a base para um conjunto de ações sem nexo e que escravizam colaboradores e consumidores.
Muitas organizações partem de pontos obscuros em cada uma de suas ações, onde enganar o consumidor é algo natural e, portanto, faz jus aquilo que a empresa pode oferecer de melhor, criando assim uma lacuna praticamente infinita entre estas organizações e as melhores empresas que estão no mercado.
Esta diferenciação pode parecer utópica para algumas pessoas, que se deixam escravizar por empresas que criam situações em que até mesmo seus colaboradores são inclusos no que chamam de patrimônio organizacional, algo que acontece porque a empresa ainda vive em uma era em que pessoas são tratadas como recursos.
Isto também vai evidenciar que os produtos e serviços ali produzidos são insignificantes quanto ao valor, pois a única escolha das pessoas que controlam estas organizações é o dinheiro, trazido para dentro da empresa não por mérito, fato que também delimita muitas empresas neste modelo antiquado e inadequado ao presente.
Por esta simples razão é que um seleto grupo de organizações ocupa um lugar de destaque, atraindo a atenção dos consumidores por suas ideias inseridas nos produtos e serviços, deixando que o relacionamento entre seus colaboradores e clientes também abra caminho para um diálogo saudável e produtivo para ambos os lados.
Então este modelo, avançado demais para as organizações incompetentes, é fortalecido pela capacidade de aprendizado da empresa, aplicando as informações nos lugares e momentos exatos, fazendo do conhecimento a base para à tomada de decisões, sem exceção.
Além disso, o relacionamento com os clientes é o que vai diferenciar o modelo de contato entre as pessoas, e aí também se encaixam as diversas adaptações ao instante em que o cliente está em contato com os colaboradores, que são devidamente treinados e possuem um nível de conhecimento elevado e direcionado a mostrar aos consumidores que a venda não é a única atividade da organização.
Também é óbvio que este modelo só se tornará realidade se a cultura organizacional for voltada ao uso do conhecimento, outro ponto que raramente é aplicado, pois na mente de muitos é um custo desnecessário e incompatível com a atividade de venda, deixando um mercado completamente aberto e disponível às organizações inteligentes.