2 de outubro de 2012

A diferenciação organizacional através da conexão das áreas e processos em Marketing

Processos desenhados para levar as empresas a excelência constituem uma diferenciação no que toca à definição de organização, revelando a importância do conhecimento em todos os níveis e à conexão formal entre todas as áreas com o propósito de levar aos consumidores os melhores produtos e serviços.
A habilidade na construção de processos é um diferencial com o qual poucas empresas contam, tendo como base um conhecimento de todas as conexões entre as áreas produtivas, mas com uma consideração que é o maior diferencial a ser exposto, pois todas as áreas estão inclusas no processo produtivo, e este é o ponto mais delicado dentro de qualquer empresa, pois trata cada área de forma independente sem isolá-las das demais.
Isto também revela a capacidade de focalização de objetivos de forma muito mais clara e simples, sem que exista a falsa valorização de uma área em detrimento das demais, algo que as empresas inteligentes jamais farão por saberem claramente quem são e o motivo pelo qual estão no mercado.
Além desta capacidade essencial é preciso que os colaboradores também sejam preparados para trabalhar conjuntamente, e isto toca em um ponto muito delicado, já que dificilmente a maioria das empresas enxerga que uma tarefa está conectada com as demais, colocando em evidência a ignorância e abrindo mão do conhecimento pleno.
Mas com o aprimoramento organizacional também surgem dúvidas, e são estas dúvidas que permitirão a busca por soluções, já que todos estarão engajados realmente na produção de algo inovador, interessante e bem aceito pelos seus clientes, enquanto que as outras organizações criam guerras internas que não levam a nada.
Por outro lado alguns ainda defenderão a posição de que a competição entre as áreas é algo inteligente, só que o esforço interno é voltado a destruir seus parceiros, mostrando o nível de ignorância que domina o ambiente e sequer consegue que os colaboradores de uma empresa trabalhem com os demais.
Aí também entram as incapacidades da própria empresa enxergar que muitas das tarefas terceirizadas são vitais para o negócio, deixando cada vez mais evidente o despreparo como regra inútil e descabida na atualidade, mas muitos também apontarão que o mercado sempre funcionou assim, o que pode até ser verdade em um momento da história, mas foram as empresas que fugiram do modelo que determinam as diretrizes de mercado e ocupam a posição de vanguarda.