6 de outubro de 2012

Administração do conhecimento na criação de soluções inteligentes em Marketing

Administrar a inteligência e sua aplicação dentro de uma empresa é um desafio que traz inúmeras variáveis ao campo da tomada de decisões, que eleva a distribuição de informações ao nível mais elevado e torna possível humanizar a empresa, estabelecer um contato mais próximo com os consumidores e fazer da ambiente interno uma incubadora de ideias advindas de todos os colaboradores, estudando-as efetivamente e entregando ao mercado as melhores opções.
Soluções inteligentes nascem dentro de organizações preparadas para lidar com estudos e pesquisas, que alinham suas existências com o desenvolvimento do mercado, aproveitando as inovações tecnológicas e mantendo o foco organizacional.
Além desta opção é também necessário enxergar que as empresas que mais oferecem soluções são também as que mais investem nos estudos de ideias, no desenvolvimento de cada proposta em meio às pesquisas que corroboram ou refutam uma sugestão.
Isto também revela que o crescimento organizacional é baseado de uma estruturação criada com um nível de conhecimento muito maior do que a simples produção, trazendo as oportunidades para dentro da empresa e colocando-as à disposição de seus colaboradores, que podem diariamente manter contato com o mercado por meio dos consumidores e também observar o que a concorrência faz para que a diferenciação esteja presente em cada ação, especialmente quando o mercado está repleto de empresas que só replicam o que a concorrência faz.
E saindo deste ponto é possível compreender que as organizações que buscam um diferencial estão olhando para o mercado de uma posição privilegiada ao tornarem seus colaboradores participantes ativos das escolhas que definem qual ideia será desenvolvida mais profundamente e disponibilizada em breve para os consumidores na forma de um produto ou serviço.
Outro fator que acaba criando este crescimento no estudo de ideias é a capacidade que a empresa possui de lidar com as sugestões de todos os seus colaboradores, algo que não alcança a maioria das empresas e é até um fator tratado como custo desnecessário, pois a maioria das organizações tem medo de investir para não ter que se responsabilizar por aquilo que produz, ficando totalmente dependente daquilo que os concorrentes geram, para então copiá-los pura e simplesmente.
Diferenciar-se da concorrência é um processo que se inicia no nascedouro das empresas, que já têm em sua cultura o desenvolvimento como parte das premissas pelas quais elas poderão atender aos desejos dos consumidores das mais variadas formas, no momento exato e do jeito que o cliente necessita.