4 de outubro de 2012

Cultura e relacionamento, com os colaboradores e clientes, na diferenciação estratégica de Marketing

A forma como as empresas lidam consigo mesmas em seus ambientes internos define como elas tratarão seus consumidores, colocando em ação toda a construção da cultura, de seus valores e de como irão se relacionar com o mercado, criando caminhos para um desenvolvimento contínuo ou então a permanência da ignorância como diretriz de suas principais decisões.
Os contatos das empresas com seus clientes demonstram claramente o quanto elas estão preparadas para manter suas atividades por um período maior, pois o ciclo de vida é acompanhado, as informações fluem de maneira a construir inovações e colocam em prática a aplicação do conhecimento em cada área.
Então a conexão entre as áreas também é formada, os colaboradores são tratados como seres humanos, o que para alguns pode parecer algo natural, mas poucas organizações têm a visão de que as pessoas não representam números e que podem ser trocadas a qualquer instante.
Isto também revela que o despreparo domina a maior parte das empresas, pois elas não percebem que deixam de ganhar em cada uma de suas ações, que limitam demais o potencial que possuem por acharem que devem tratar todas as pessoas, de colaboradores a clientes, de maneira única.
Por esta razão é que as organizações criam disputas internas, jogando suas áreas umas contra as outras, trabalham somente com metas de venda e sequer sabem por que existem, e por incrível que pareça sequer sabem qual é o seu próprio negócio.
E esta falta de inteligência acaba por se refletir naquilo que a organização oferece e o atendimento aos clientes é sempre igual, os colaboradores não podem se comunicar entre si e não há qualquer indício de administração de atividades, pois estudos são desnecessários em qualquer circunstância, gerando custos que não agregam nada e fazem com que a empresa perca tempo.
Com esta visão completamente míope estas empresas deixam seus concorrentes inteligentes sair na frente, conquistar consumidores ao invés de prendê-los, também aprendendo diariamente com seus clientes e colaboradores, eliminando toda e qualquer barreira interna que inviabilize a aplicação do conhecimento e tenham como consequência a inovação e desenvolvimento de soluções desejadas pelos consumidores.
Enquanto as empresas ignorantes se fecham as inteligentes abrem suas portas para os clientes, permitindo que o conhecimento sempre seja renovado, absorvido e aplicado, com a finalidade de oferecer cada vez mais os melhores produtos e serviços, criando um ciclo virtuoso que promove o crescimento e transforma seus clientes em parceiros da organização.