11 de outubro de 2012

Inovação, soluções e comunicação entre as áreas como base para o desenvolvimento organizacional em Marketing

Trazer a comunicação para o dia a dia organizacional permite que as empresas encontrem novas soluções a oferecer para seus consumidores, além de criar um aprofundamento na compreensão dos objetivos organizacionais e do que realmente fará com que seus clientes, e também concorrentes, prestem atenção naquilo que produzem, assim como colocam em evidência muito mais do que a oferta pura e simplificada de um produto ou serviço, aliando a troca de informações interna com o relacionamento com o consumidor e abrindo canais que permitem a entrada de novos dados que contribuirão para o desenvolvimento da empresa.
Comunicar é uma ação que deve estar presente em cada momento da empresa, ligando cada uma das áreas e permitindo que a administração das informações deixe espaço para que produtos e serviços sejam inovados, que a criatividade faça parte da vida de cada colaborador e transmita uma mensagem positiva internamente, já que todos os colaboradores estão inseridos em um foco comum à organização e suas ações.
Mesmo assim cada canal aberto para a troca de informações é parte de um processo que nasce de uma cultura onde cada ideia é válida, estudada e passa a ser refutada ou corroborada, dentro do que as análises de hoje representam e permitem que em um futuro próximo haja uma nova avaliação, trazendo com isso a criação de um acompanhamento mercadológico racional e inteligente por parte das empresas que se preparam e estão sempre atentas ao que acontece ao seu redor.
Isto também coloca em ação uma percepção diferenciada de cada ideia, que vai alinhando os estudos de acordo com o tempo em que a empresa se encontra no mercado, pois ao analisar o mercado sempre é possível encontrar produtos e serviços que foram criados muito antes de sua apresentação ao consumidor, além de tornar visível a capacidade assertiva da organização e suas ações.
E além desta revelação é possível também notar que o próprio consumidor precisa estar preparado para lidar com aquele produto ou serviço e este é o tempo que vai maturando um produto ou serviço ao momento de mercado, àquilo que os clientes desejam e ao que os atenderá perfeitamente.
Desta maneira é preciso colocar a comunicação no mesmo nível do conhecimento dentro da cultura organizacional, fato que vai revelar a importância da criatividade, da variedade de experiências dos colaboradores e de como as mais diversas peças deste quebra-cabeça vão se encaixando quando colocadas sobre a mesa.
Por isso é necessário que existam vários canais de comunicação internos, que também alcancem os clientes e tragam o máximo de informações para dentro da empresa, assim como as áreas acabam por transferir diferentes conhecimentos umas para as outras, gerando assim um aprimoramento constante, aproximando a organização de seus consumidores e sabendo realmente que seus primeiros clientes são os próprios colaboradores.