23 de outubro de 2012

O alinhamento cultural dos focos individuais das áreas na comunicação e criatividade em Marketing

O alinhamento do foco organizacional deve ser comum a cada uma das áreas e também incorporar cada foco individualizado, gerando com isso um compromisso entre todos, colocando em movimento a informação e criando novas soluções para se oferecer aos consumidores antes da concorrência.
Empresas não devem competir internamente entre suas áreas, para que essa rivalidade artificial se torne natural e então prejudique o trabalho em conjunto das pessoas, permitindo então que seus concorrentes conquistem seus consumidores e os satisfaçam plenamente.
Mas o cenário dentro de muitas organizações é voltado à competição por superioridade, como se todos fossem inimigos e, obrigatoriamente, tivessem que eliminar uns aos outros até que apenas um sobrevivesse.
Com este comportamento as empresas perdem a oportunidade de fazer algo útil para si e para os consumidores, algo que não é percebido porque a atenção está toda direcionada a acabar com o outro.
Isto também revela que há um despreparo generalizado dentro da organização, que ainda trabalha com blocos isolados chamados de departamentos, onde a comunicação interna é proibida e um sempre tenta culpar o outro por aquilo que não funcionou, e também jamais funcionará, devido ao foco míope e à ignorância que preenche o ambiente interno.
Então as soluções não são encontradas, a organização, através de suas áreas, não se ajuda e passa a jogar contra si própria, por acreditar que é preciso culpar alguém de outra área ou até mesmo o concorrente, um parceiro ou o próprio cliente por aquilo que a empresa não faz.
Deste jeito o mercado fica disponível para as organizações que diariamente trocam mais informações internamente, que criam canais de comunicação que permitem criar em conjunto, que se aproximam de seus parceiros cada vez mais e deixam o consumidor participar da elaboração dos produtos e serviços que chegarão ao mercado em breve.