26 de outubro de 2012

O conhecimento e a diferenciação inteligente das organizações em Marketing

As estratégias ideais para uma organização são elaboradas com um tipo de conhecimento exclusivo e que remete à cultura organizacional, fator determinante para o êxito das ações que acompanham cada variável analisada, todos os estudos que permitem que a empresa tenha uma personalidade e que venham a se aproximar cada vez mais dos consumidores criando um relacionamento que não é inerte ou apenas se aproveita do contato de forma minimalista.
Estratégias que percorrem as bases da cultura organizacional consolidam as ações das empresas em um mercado, contemplando o conhecimento e a excelência de todas as áreas, por meio das pessoas, sem que isto tenha efeitos colaterais ou crie uma nuvem que encubra as oportunidades de melhorias.
Com isso as empresas podem consolidar suas culturas e repassar uma mensagem muito importante para seus consumidores, estabelecendo um relacionamento aprofundado e que conecta ainda mais as pessoas, de colaboradores a clientes passando por fornecedores e distribuidores, fortalecendo ainda mais a cadeia de valor e colocando em ação um desenvolvimento contínuo.
Só para este estágio ser alcançado é vital que a empresa tenha em sua cultura os valores da sociedade que a cerca, o que resulta na oferta de produtos e serviços que se encaixam no mercado local e são refletidas no desempenho organizacional no âmbito global.
Então cada estratégia não deve ser cópia daquilo que é feito pelos concorrentes, mas esta é uma condição muito comum nos mercados que não possuem representatividade ou eternamente ficam às sombras das empresas mais desenvolvidas e inteligentes, deixando cada vez mais espaço para quem consegue compreender as informações que coleta e as transforma em oportunidades de satisfazer clientes.
O que também deve ser levado em conta é o conhecimento do mercado diante dos desafios de sempre encontrar novas soluções, criar e inovar, tanto no que toca aos produtos e serviços em si quanto para o relacionamento, que vai do ambiente interno ao externo e envolve toda a cadeia de valor.
E esta maneira os diferenciais surgem, os consumidores são tratados de forma diferenciada pelas organizações inteligentes e acabam por disponibilizar informações privilegiadas às empresas, que posteriormente desenvolvem produtos e serviços.
Variáveis são consideradas em cada ação dentro das empresas inteligentes, que olham para o mercado de forma diferenciada e trocam informações continuamente dentro e fora de suas paredes, criando um fluxo de desenvolvimento contínuo sem perder o foco e colocando as oportunidades em um ponto acessível a todos os colaboradores e aos diferentes conhecimentos por eles adquiridos e compartilhados.