19 de outubro de 2012

O desenvolvimento dentro da essência cultural e estratégica de Marketing

Desenvolvimento é essencial para qualquer modelo de negócio, o que não descarta a curva necessária para que a maturidade de um produto ou serviço esteja próxima de ser atingida e, portanto, deixa margem para que os estudos envolvessem o que já está disponível ao consumidor revela aprimoramentos futuros, sem que para isso o relacionamento atual seja jogado fora ou fique de lado.
Envolver toda a empresa em um processo de desenvolvimento contínuo só é possível quando há inteligência dentro da organização, fator determinante para o pensamento e a busca por soluções melhores, mais apropriadas ao presente e que ofereçam diferenciais aos consumidores.
Mas o que certos mercados revelam é uma constante tentativa de monopolizar seus esforços em um único objeto, uma única tentativa, quando na verdade as oportunidades são praticamente infinitas se houver inteligência nas ações, pois desta maneira sempre há algo a ser melhorado, seguindo por completo o conceito da melhoria contínua.
Só que a cultura organizacional também deve ter um alinhamento com o conhecimento, contando com bases mais sólidas para desenvolver soluções mais assertivas, antes dos concorrentes e no instante em que o cliente está preparado para lidar com esta evolução.
Também é possível trazer toda a experiência de cada colaborador para as demais áreas da empresa, um ponto que raramente é proposto, pois requer um nível de compromisso muito maior entre as áreas e o foco organizacional naquele mercado, e por esta razão é difícil de ser colocado em ação.
Então a maior parte das empresas trata cada área como independente, apenas conectando-a com as demais em poucos momentos, mas criando paredes invisíveis que proíbem a comunicação interna e, posteriormente, com os consumidores.
Isto coloca em xeque qualquer outra ação, pois ao dar mais valor para uma única área a empresa deixa de ter um foco comum, e cria uma divisão irreversível, que corrói qualquer oportunidade de se trazer ao mercado um produto ou serviço inovador, fato que também coloca a organização para escanteio até cair no esquecimento total, dos clientes e do mercado.