5 de outubro de 2012

O uso do conhecimento no crescimento organizacional e nas ações estratégicas de Marketing

O crescimento de uma organização deve ter como base o conhecimento, a busca incessante por informações que tragam novas perspectivas e abram caminho para uma visão vanguardista, sem que isso comprometa a excelência já alcançada e ignore a história da empresa, aproximando-a cada vez mais de si própria e de seus consumidores.
Conquistar novos clientes é um processo tratado com consciência nas empresas inteligentes, que tomam para si a responsabilidade para com seus consumidores mais antigos e não os escravizam.
Isto também aponta para uma administração amadurecida sob o conhecimento pleno, com estudos e pesquisas aplicados continuamente na melhoria da organização, na distribuição de informações e, principalmente, no relacionamento com as pessoas, sejam colaboradores ou clientes.
Mas, além disso, há também a capacidade de renovação de ideias, de um uso contínuo das referências que já trouxeram, e ainda trazem resultados positivos, deixando de lado o que não é realmente importante para a organização e fazendo o melhor uso de toda a conectividade das áreas.
Enquanto isso as outras empresas ficam presas em âncoras que não as deixam conhecer o mercado, aprisionando e limitando-as ao extremo, assim como criam amarras que prendem os consumidores para que não migrem para os concorrentes.
E este posicionamento é tão comum que muitas vezes parece ser a regra de um mercado, pois existe a falsa crença de que o consumidor depende daquela empresa, e hoje já se é sabido que na verdade as empresas dependem dos clientes, colocando em xeque qualquer tipo de comportamento incompatível com a inteligência.
Outro fator relevante é que hoje o consumidor pode obter informações de uma forma tão rápida que poucas empresas se prepararam para lidar com as pessoas mais bem informadas, que não desenvolvem seus vendedores para lidar com seres humanos e criam mecanismos completamente fechados e envolvidos por uma redoma que não permite enxergar um palmo à frente.
Então cada ação desprovida de pensamento é mais uma âncora jogada para prender a empresa em um porto seguro, chamado de zona de conforto, pois uma organização inteligente possui raízes que não as impedem de crescer, aproveitando-se dos ventos que trazem novas percepções e que colocam em evidência o que a empresa possui de melhor, fato que só é visível quando a organização pode realmente se conhecer e deixar o seu melhor aflorar.