14 de novembro de 2012

Análises diferenciadas e integradas para o desenvolvimento organizacional em Marketing

Cada área analisa as informações de acordo com seus diferentes conhecimentos, alcançando maior compreensão da interdependência dos seus respectivos processos em meio a gama existente em todo o conjunto organizacional, revelando-se uma escolha acertada e que gera um desempenho elevado.
Conectar todos os processos é uma solução para as empresas inteligentes que aproveitam e compreendem suas oportunidades de mercado, que trazem na comunicação interna mais do que o mero repasse de dados ou informações, criando assim um ciclo de desenvolvimento que pouco a pouco elimina arestas e vislumbra novas chances de se oferecer produtos ou serviços inovadores aos clientes.
Isto só é possível quando a empresa não apaga seu passado e torna constante a evolução do conhecimento, agregando novas variáveis ao que já é parte do core business e tem na cultura organizacional a base para novos usos e aplicações daquilo que já é comum a todos.
Então cada novo produto ou serviço traz consigo uma história única, com a personalidade da empresa inclusa na avaliação dos consumidores, passando pelo relacionamento dos colaboradores com os demais e com os clientes.
Além disso, é preciso trazer também uma condição favorável para que haja um nível de excelência a ser superado continuamente, colocando em ação novas ideias, baseando-se nas mais diversas percepções das pessoas e tomando cuidado ao realizar o benchmarking, pois o mesmo não se trata de mera cópia, mas de uma profunda capacidade organizacional em aprender, absorver, compreender e então criar suas soluções, algo que raramente ocorre já que poucas empresas sabem que cada organização do planeta possui uma cultura única.
E com esta ação é necessário também contar com colaboradores bem preparados, fazendo dos treinamentos mais do que uma mecanização de ações, saindo da ilusão de que só existe uma solução e abrindo caminho para uma distribuição de informações muito mais relevantes e aplicáveis no quotidiano organizacional.
Há também uma necessidade básica dentro da organização a ser suprida de forma contínua e plena, tornando o ambiente interno propício à geração de ideias, inovações e o relacionamento entre as pessoas, não como forma de criar peças substituíveis, mas com a integração das áreas em favor do desenvolvimento conjunto e perceptível.