7 de novembro de 2012

Estruturação, organização e conhecimento dentro da cadeia de valor em Marketing

A construção de uma cadeia de valor vai além de uma organização independente de uma empresa em meio a toda a estrutura necessária para se entregar aos consumidores um produto ou serviço, revelando uma melhoria contínua inserida nos fundamentos da cultura de cada empresa que forma a parceria e torna viável produzir o melhor antes da concorrência.
Organizações que trabalham de forma conjunta criam diferenciais mais facilmente, deixam seus clientes satisfeitos por um tempo muito maior e conquistam resultados que solidificam o excelente trabalho que foi estruturado corretamente.
Ainda assim é possível encontrar no mercado as empresas que pouco ou nada investem no autoconhecimento, que relutam em fazer do aprendizado uma razão para satisfazer clientes e permitir que eles, clientes, ainda deixem estas empresas fazer parte de suas vidas.
Logicamente é necessário observar que o maior rival de qualquer empresa é ela própria, pois se não há um desenvolvimento, por menor que seja, a organização fica nas mãos dos concorrentes que caminham em busca da melhoria contínua, que dia após dia inovam e aprimoram o que oferecem.
Isto acontece principalmente em mercados onde o aprender é visto como desnecessário, pois as empresas não conseguem ser competitivas e necessitam da referência externa para copiar produtos e serviços sem saber o que estão fazendo, criando mais dificuldades do que oportunidades.
Então o que ocorre é uma desestruturação de tudo o que é baseado em conhecimento, pois para ficar produzindo não há necessidade de se ter desenvolvido maquinário, basta adquiri-lo onde não é mais necessário e produzir o que mais ninguém quer.
Este comportamento também revela como a cultura local é desprovida de conhecimento, que as ações são tomadas pura e simplesmente por impulso e nenhum resultado positivo, já que tudo o que é feito não traz nenhuma oportunidade para se destacar e alcançar a vanguarda.